Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 3 de maio de 2011

Fisioterapia 100º dia (03 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Para compensar um pouco o dia de ontem em que não treinei muito, hoje a terapeuta "vingou-se", fiz um treino muito intenso, quase na sua totalidade só com uma canadiana e consegui fazer o que nunca tinha conseguido.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até ao ginásio, lá estive apenas um pouco até à terapeuta me dizer para ir até ao pátio que ela ia meter lá os pinos, mas disse para ir só com uma canadiana, no entanto como não consigo descer aquele degrau do ginásio para o pátio disse-lhe que só largava a outra depois de o descer, foi o que fiz, desci o degrau e larguei logo a canadiana, fiz o circuito dos pinos e andei durante muito tempo no pátio juntamente com outros dois amputados, cada um de nós ia tentando rectificar os seus problemas, um (amputado acima do joelho) anda a aprender a trabalhar com o joelho da prótese e a afastar um pouco as pernas, o outro (amputado abaixo do joelho) praticamente não tem problema nenhum, nem se nota que tem uma prótese e eu ando a começar a largar uma canadiana, a ganhar mais confiança e a melhorar a minha marcha, acabamos por ficar por ali a andar durante bastante tempo.

Mais tarde fomos os três dar uma volta, juntamente com a terapeuta e o estagiário, eu até ali tinha andado sempre só com uma canadiana e assim continuei, fomos dar a mesma volta que tinha dado na sexta-feira, eu subi a rampa apoiado no corrimão para não ficar com dores nas costas, seguimos todos em frente e antes do Pavilhão das Consultas Externas virámos à esquerda, a seguir tivemos de subir duas rampas, eu subi sempre sem me apoiar nos corrimões que haviam na primeira rampa, na outra já não havia qualquer apoio, depois eu esperei lá em cima enquanto ou outros voltaram para o ginásio e a terapeuta juntamente com o estagiário os foram acompanhar, enquanto esperei aproveitei para me sentar um pouco, existiam uns bancos na rampa, mas a inclinação da rampa dificultava um pouco, ainda assim acabei por conseguir sozinho e sem problemas, quando eles chegaram ao pé a terapeuta disse-me para descer só com uma canadiana (a outra também não estava lá), sozinho não conseguia, a terapeuta teve de me ajudar mas da forma que eu me sentia mais seguro, ou seja, ela deu-me a mão dela e assim eu já me senti confiante, apenas estava a tocar no dedo da terapeuta, nem fazia força nenhuma, mas aquele pequeno toque no dedo deu-me a segurança que necessitava para descer a rampa, a outra a seguir já desci sozinho e sem problemas, a seguir e já a direito tive de passar no meio dos carros, era bastante apertado e no último tive mesmo de passar de lado, relembro que nunca tinha conseguido andar de lado só com uma canadiana, fiquei bastante satisfeito, a rampa para o nosso pavilhão também desci só com uma canadiana, ao chegar ao ginásio deram-me a outra canadiana, por último estive a treinar na marquesa o sentar e levantar de várias alturas e acabei por ali o meu treino.

Fui um treino muito intenso, andei quase sempre só com uma canadiana e consegui fazer coisas que nunca tinha feito, descer só com uma canadiana aquela rampa bastante inclinada e também passar de lado entre os carros também só com uma canadiana, amanhã não irei à fisioterapia porque tenho uma consulta na médica de família, por isso só voltarei a escrever o texto na quinta-feira. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...