Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Fisioterapia 107º dia (13 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia muito cansativo, treinei várias situações nas escadas, voltei a andar bem sem apoios e fiz bastantes exercícios de equilíbrio.

Comecei por descer a rampa e fui até ao ginásio, como a pedaleira estava ocupada pedi para me darem a bola e estive a treinar o equilíbrio com ela, mandando-a contra a parede, a seguir fui dar um passeio só com uma canadiana, estive a andar pelos corredores e pelo pátio até à terapeuta me dizer para ir até com ela e com outro amputado até às escadas do Centro de Formação, ao chegar lá larguei a canadiana no fundo e tentei subir apoiado apenas no corrimão, a intenção era subir normalmente como se estivesse com a canadiana na outra mão, mas não consegui, não conseguia dar o impulso suficiente para subir e tive de subir com a canadiana na outra mão, ao chegar ao cimo das escadas a terapeuta disse-me para esperar por ela, ia ao ginásio com o outro amputado, enquanto esperei fui descendo o primeiro patamar de escadas e fui tentando subir utilizando apenas o corrimão, no entanto desta vez tentei com a prótese trancada, desta forma já consegui, fui subindo e descendo várias vezes, passado um pouco a terapeuta chegou, ainda voltei a subir mais duas vezes e a seguir desci todos os degraus, nesta descida a terapeuta disse-me para me apoiar só no corrimão, mas não foi possível, precisava de mais um apoio, esse apoio foi feito na parede, tocando nela apenas com três dedos, fomos depois para o nosso serviço, fui sempre só com uma canadiana, incluindo a descer a rampa.

Passados cerca de 5 minutos fui andar sem canadianas, com o auxílio do estagiário, no início foi complicado, tive dificuldades em dar os primeiros passos, mas fui melhorando, fomos até ao fundo do corredor, ao voltar-mos para trás aproveitei que estava a andar bem e saí pela porta do nosso serviço, a seguir dei a volta apoiado no corrimão e voltámos lá para dentro, nessa altura o corredor em frente estava cheio de pessoas e por isso virámos à esquerda, tentei fazer a curva sem me apoiar, mas quando estava quase a acabar a curva desequilibrei-me um pouco e tive de me apoiar, só faltava mais um ou dois passos, seguimos depois pelo corredor e atravessámos o pátio, neste percurso acabei por me apoiar várias vezes, entrámos a seguir no ginásio e fui para junto da parede, estive a treinar o equilíbrio tocando na bola, olhando depois para ambos os lados rodando o corpo ao máximo, também me tentei inclinar para a frente mas esse movimento não consigo fazer, sinto-me muito inseguro, por último e para finalizar o meu treino fui até à pedaleira de braços e fiz 500 pedaladas quase no 5.

Foi assim o meu de fisioterapia, muito cansativo, o calor também não ajudou nada mas correu tudo muito bem, esta semana foi muito positiva, espero que a próxima também seja. Muito obrigado a todos e bom fim de semana.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...