Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Fisioterapia 114º dia (25 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltou a estar muito calor e mais uma vez tentei-me resguardar do sol, o dia de fisioterapia correu bem e voltei a fazer um treino que já não fazia à algum tempo.

Ao calçar a prótese esquerda de manhã tive alguns cuidados para que ela ficasse bem calçada, quando cheguei ao Hospital ela estava boa, desci depois a rampa sem problemas, o ginásio já estava aberto e fui logo para a pedaleira de braços, fiz 500 pedaladas com a força ligeiramente acima do 4, a seguir levantei-me e fui até ao pátio, desci o degrau com as duas canadianas e encostei logo a esquerda, a terapeuta já tinha o circuito dos pinos montado, hoje era um circulo e nós tínhamos de contorna-los aos ziguezagues, só dei uma volta por causa do sol, entretanto a terapeuta disse-me para ir para junto da parede e largar a canadiana, fiquei de costas para a parede, a cerca de 10cm, sentia-me muito inseguro e muito tenso, nessa altura o estagiário era para me mandar uma pequena bola, mas eu não me sentia nada seguro e disse-lhe que não era capaz, a terapeuta disse depois para ele apenas segurar na bola e a movimentar para eu tocar nela, nessa altura eu só esticava o braço, nem era capaz de rodar a cabeça, continuava muito inseguro, à medida que fui fazendo esse treino fui ganhando confiança, depois ele começou a mandar a bola para mim e eu já fui conseguindo agarrar e enviar para ele, aos poucos ele foi-se afastando e eu fui conseguindo agarrar sempre a bola, a seguir a terapeuta foi buscar uma bola grande, o estagiário fui mandando a bola para mim, nesta altura a minha maior dificuldade era agarrar a bola sem me encostar atrás na parede, o mesmo acontecia quando enviava a bola para ele, aos poucos fui conseguindo fazer as compensações dos músculos abdominais para não me encostar atrás, fui um treino muito bom mas muito difícil e cansativo.

Mais tarde e já no ginásio estive a ver e a acompanhar com muita atenção o treino de uma biamputada, ela tem dois cotos curtos e eu tenho tentado passar a minha experiência para ela, nesta fase ela já anda sozinha com o auxilio de um andarilho e com duas ortopróteses, enquanto ela foi andando eu fui acompanhando de perto, fui só com uma canadiana e a espaços fui andando sem nenhuma, ela acabou por tentar pela primeira vez andar com uma canadiana e com a outra mão no corrimão, eu fui recordando aqueles tempos e consegui-me meter na perfeição na pele dela, dos receios e das dúvidas dela, ao voltar-mos para o ginásio eu fui até às barras, estive a treinar o equilíbrio com a tábua de freeman, treinei com ela a oscilar de forma lateral e no fim para a frente e para trás, ao acabar este treino de equilíbrio acabei também o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, já à bastante tempo que não fazia treino de equilíbrio com bola no pátio e afastado da parede, apesar do início ter sido muito complicado acabei por conseguir fazer todo o treino e aumentar o grau de dificuldade no fim. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...