Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Fisioterapia 101º dia (05 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o meu centésimo dia de fisioterapia desde que recebi as próteses, a diferença entre o primeiro dia e o dia de hoje é muito grande, mas ainda me falta aprender mais algumas coisas, sobretudo uma que estive a tentar hoje.

Comecei o dia a descer a rampa e fui depois até ao ginásio, por lá só estive um pouco de pé e fui logo para o pátio, ao descer o degrau para o pátio larguei a canadiana da mão esquerda e fui fazer o circuito dos pinos, hoje era muito complicado para mim, numa primeira parte do circuito estavam os pinos, tínhamos de fazer slowlom entre eles, a seguir tinha uma bola que funcionava como uma rotunda e tínhamos de dar uma volta completa para a seguir passar para a segunda parte do circuito, era um pequeno corredor feito por uns paus e uns pesos de areia, nesse corredor tínhamos de passar de lado, como eu estava só com uma canadiana era mesmo muito difícil e tive de parar várias vezes para descansar o coto esquerdo, estava a ter grandes dificuldades em dar um passo para o lado com a prótese esquerda e depois colocar o peso em cima dela para andar com a direita, cheguei ao fim daquele pequeno percurso já muito cansado e tive de me ir sentar um pouco, ao fim de alguns minutos levantei-me e dei umas voltas ali pelo pátio e também pelo nosso serviço, sempre com uma canadiana, ainda fui até ao wc, nunca tinha ido só com uma canadiana e até estava com receio de escorregar e cair por lá.

Um pouco depois e já no ginásio parei em frente à marquesa e pensei que talvez me consegui-se sentar só com uma canadiana, disse à terapeuta e decidi tentar, no entanto não consegui, mas por muito pouco, tinha de destrancar o joelho da prótese direita e o movimento que conseguia fazer para o tentar destrancar não era o suficiente, ainda assim e caso o consegui-se destrancar também tinha de conseguir fazer o movimento natural para me sentar e não é nada fácil, acabei por ter de me sentar com as duas canadianas, a seguir passei para o chão e tentei-me levantar só com a ajuda das canadianas, tentei-me levantar de várias formas, estando sentando no chão e tentando fazer o mesmo movimento que faço quando estou sentado na marquesa, também tentei de joelhos, virei-me de barriga para baixo e meti-me de joelhos, mas a partir dali já não consigo fazer mais nada, as próteses também não me dão a mobilidade que preciso para me levantar, vou continuar a pensar e tentar descobrir uma forma que me permita levantar sozinho, acabei por me sentar depois na marquesa e levantar-me sem problemas.

Antes da visita médica ainda estive a dar mais uns passeios pelo nosso serviço, sempre com uma canadiana, aos poucos vou melhorando a marcha e aumentando a confiança, isso notasse sobretudo com o tamanho do passo da prótese direita, quando estou mais confiante ela avança para a frente da outra, já quando estou menos confiante e isso acontece sempre nos primeiros passos, a prótese direita no máximo fica ao lado da esquerda, andei por ali algum tempo, depois vim para o ginásio para a visita médica e acabei por ali o meu dia de fisioterapia.

Foi assim este meu centésimo dia de fisioterapia com as próteses, a evolução tem sido muito grande mas ainda tenho muito mais para evoluir e neste momento o que mais me preocupa é o levantar do chão sem ajuda, vou ter de encontrar uma forma para o conseguir. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...