Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Fisioterapia 111º dia (20 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Depois do dia de "folga" na fisioterapia ontem, em que tive uma reunião com vários presidentes de escolas e depois fiz dois treinos muito intensos, hoje estava bastante cansado, isso sentiu-se logo no início do meu treino, acabou por correr tudo bem e já consegui atingir uma das minhas grandes metas.

Hoje ao chegar ao Hospital a prótese esquerda tinha voltado a desencaixar, penso que já sei qual é o problema, quando a calço de manhã coloco um produto próprio que ajuda a encaixar a prótese, no entanto devo andar a meter demais e ela acaba por escorregar, tive depois de me levantar e dar uns saltinhos para o ar sair, a seguir desci a rampa e fui para o ginásio, assim que cheguei lá voltei a sair, mas com a terapeuta e outro amputado, fomos dar uma volta só com uma canadiana, saímos do nosso serviço e subimos a rampa, eu apoiei-me no corrimão logo no início mas depois não me voltei a apoiar nele, depois ao andar a direito eu fui ficando para trás, estava a andar bastante devagar, a terapeuta perguntou-me se eu estava bem e eu disse-lhe que o meu coto esquerdo estava muito cansado, sentia que o tendão do lado de dentro do coto estava bastante esticado e isso estava-me a dificultar bastante, devem ser efeitos do treino de ontem na canoagem, fomos a seguir para as rampas onde já fomos várias vezes, eu descansei no fundo durante alguns minutos, entretanto chegou lá o estagiário e eu a seguir comecei a subir, acabou por correr bem e deixei de sentir o coto cansado, subi as duas rampas sem grandes dificuldades, para descer só precisei de um pequeno apoio da terapeuta no primeiro passo, a seguir desci calmamente, ao chegar ao fundo das rampas voltei a descansar um pouco enquanto esperava pela terapeuta, depois tive de passar de lado à frente de alguns carros e pelo meio deles, seguimos em frente e tive de descer a última rampa, a do nosso serviço, a prótese esquerda já estava muito rodada para fora, eu estava-me a desequilibrar bastante e por isso acabei por descer metade da rampa apoiado no corrimão, ao chegar ao ginásio sentei-me um bocado para descansar, pois estava bastante cansado.

Mais tarde fui para as barras, hoje tinha metido na minha cabeça que me iria levantar sozinho, na primeira tentativa meti a canadiana no chão, levantei-me até ficar com as mãos no chão, mas depois não consegui agarrar a canadiana, precisei de me agarrar às barras e subi, voltei a tentar outra vez, mas agora coloquei logo a canadiana no braço direito, voltei-me a levantar como tinha feito anteriormente, e desta vez como já tinha a canadiana no braço acabei por a conseguir apoiar no chão e levantar-me, no entanto assim que fiquei de pé tive de me apoiar logo na barra do lado esquerdo, ainda tentei uma última vez, fiz exactamente o mesmo que nas outras duas vezes, no entanto o pé da prótese esquerda desta vez não estava encostado na base das barras, acabei por me levantar na mesma sem problemas, voltei a apoiar a canadiana no chão e levantei-me, nesta última vez ainda tentei não me apoiar na barra do lado esquerdo, aguentei um pouco mas tive mesmo de me apoiar, de qualquer forma consegui-me levantar sozinho sem apoios extra, mas é muito cansativo, o esforço que tenho de fazer para me levantar é muito grande, acabei depois ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, estava muito cansado mas consegui fazer tudo e ainda me consegui levantar sozinho do chão, o que é muito bom e fundamental para o futuro. Muito obrigado a todos e bom fim-de-semana.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...