Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 10 de maio de 2011

Fisioterapia 104º dia (10 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive mais um dia repleto de trabalho e no qual consegui fazer novas conquistas, algo que nunca tinha conseguido.

Comecei por descer a rampa e fui logo para a pedaleira de braços onde fiz 500 pedaladas com a força no 5, a seguir fui andar um pouco só com uma canadiana, a terapeuta já tinha o circuito feito mas eu fui até lá pelo lado mais distante, saí pela porta do ginásio e fui andando pelos corredores até chegar ao pátio, quando lá cheguei fui até ao circuito, mas sozinho não me sentia confiante para o fazer, era um pequeno caminho, bastante estreito, em curva e tinha de o fazer de lado só com uma canadiana, esperei pela terapeuta e comecei a andar, sempre muito devagar, com muito receio, por vezes a prótese direita acabava por arrastar em vez de levantar e dar o passo para o lado, o coto esquerdo também foi ficando muito cansado e já sentia algumas dores no pulso direito, isso porque acabo por fazer muita força na canadiana, quando cheguei ao fim fui até à entrada do ginásio e estive a descansar um pouco.

Ao fim de alguns minutos fui com a terapeuta, o estagiário e outro amputado até ao serviço 11 (hoje fiquei a saber que lá é uma enfermaria), mas ao contrário do costume não fomos pela rampa, fomos logo pelas escadas do nosso serviço, já não as subia à muito tempo, talvez mais de 2 meses e nunca as tinha subido só com uma canadiana e a outra mão no corrimão, pois as vezes que tinha tentado antes nunca tinha conseguido, naquele corrimão só conseguimos meter as pontas dos dedos, hoje já os consegui subir sem problemas, isso porque já consigo fazer força e dar um impulso com a prótese esquerda, lá subimos todos os degraus e saímos pela porta que existe naquele patamar, nessa porta há um degrau muito alto, desci-o apoiado à porta e sem problemas, a seguir tentei descer o passeio só com uma canadiana, mas não consegui, tenho de fazer dois movimentos, o de avançar a prótese direita e o de destrancar o joelho esquerdo, acabei por precisar da ajuda da terapeuta e do estagiário, a seguir entramos no pavilhão e subi até ao 2º andar com uma canadiana e apoiado no corrimão, acabou por correr melhor que na última vez, para descer usei as duas canadiana, logo no primeiro degrau o joelho esquerdo esticou e eu tive de me apoiar na parede, nos outros já desci normalmente, sempre que chegava ao último degrau de cada vão de escadas descia de frente, fiz isso até à terapeuta me dizer para tentar descer o mais de frente possível, foi o que tentei a seguir, coloquei-me de frente quando ainda faltavam 2 degraus, o receio era tanto que comecei a fazer muita carga nas canadianas, com isso o peso na prótese esquerda era tão pouco que o joelho destrancou e eu acabei por descer suavemente, fiquei surpreendido, correu mesmo muito bem, todos os outros degraus desci da mesma forma, incluindo os da rua que são mais altos, depois desci o pequeno passeio só com uma canadiana, desta vez não desci de frente mas sim de lado, acabei por conseguir, fiz depois todo o caminho de volta para o ginásio, só com uma canadiana, incluindo a rampa, não foi fácil desce-la, vou fazendo várias batotas, deixo sempre a prótese direita atrás para me sentir mais seguro e dessa forma vou conseguindo descer, fiz depois o resto do caminho até ao ginásio e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, trabalhei muito, fui aumentando a minha confiança a andar só com uma canadiana e finalmente consegui descer escadas de frente com as duas canadianas. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...