Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fisioterapia 117º dia (30 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou uma nova semana, com muita chuva e logo de manhã tive de fazer várias coisas que não são habituais.

Estou sozinho em casa desde o Sábado e por isso tive mesmo de me desenrascar, não tive dificuldades em colocar as duas próteses, mas ao sair de casa estava a chover bastante e tinha de descer a minha rampa, ela tem uma inclinação de 45% e no início só tem um corrimão, esse corrimão é baixo, o que complica bastante, para dificultar ainda mais as coisas, a prótese esquerda estava rodada para fora, comecei a descer com muito cuidado, felizmente os pés das próteses não escorregaram na rampa e apesar da força que estava a fazer com os braços, os joelhos das próteses nunca destrancaram, a seguir subi a outra rampa que dá acesso à rua principal, com toda aquela chuva a rampa estava bem lavada e voltei a não ter problemas, esperei depois pelo carro que já estava quase a chegar.

Quando cheguei ao Hospital já chovia menos, desci a rampa sem problemas, mas ao chegar ao entrar no nosso pavilhão tive de secar bem as borrachas das canadianas, depois de as secar fui andando devagar, como não consigo limpar os pés num pano ou num tapete tive de continuar com eles todos molhados por baixo e escorregavam bastante, quando o ginásio abriu fui para as barras e estive a endireitar a prótese, pois continuava rodada para fora, a seguir estive a treinar o equilíbrio, primeiro estando apenas parado, a seguir levantando ambos os braços ou alternadamente e com eles em cima fui rodando o corpo para os dois lados, depois treinei em cima da tábua de freeman, com o balanço para os lados, e mais tarde de frente e para trás, enquanto fazia este treino chegaram os médicos para a visita médica, durante toda a visita estive em cima da tábua de freeman.

No fim da visita médica fui andar só com uma canadiana, saí do ginásio e virei para o lado esquerdo, para o lado direito o chão estava molhado e era perigoso, fiz aquela parte do corredor uma ou duas vezes, a seguir estive a treinar sem apoios, no início não correu muito bem, apesar de conseguir dar cerca de 15 a 20 passos seguidos eles eram muito irregulares, tão depressa dava passos pequenos como muito grandes, tinha de fazer muitas acelerações para me manter equilibrado, mas felizmente fui conseguindo travar quase sempre sem precisar de me apoiar no corrimão e também consegui passar muitas vezes à frente da porta, estive a andar por ali durante largos minutos, por último voltei para o ginásio e fui para a pedaleira de braços, meti-a de forma a ter os braços esticados, com a força quase no 5 e fiz 1000 pedaladas, cheguei ao fim tão cansado que nem conseguia fazer mais 50 e acabei por ali o meu treino de hoje.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, com várias dificuldades e desafios antes de chegar ao Hospital e por lá com um trabalho muito intenso. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...