Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 24 de maio de 2011

Fisioterapia 113º dia (24 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje esteve muito calor 33º, por isso resguardei-me o mais que pude e fiz um tipo de treino diferente e mais uma vez consegui fazer algo que nunca tinha conseguido.

Voltei a não calçar bem a prótese esquerda, quando cheguei ao hospital ela estava a sair, coloquei-a outra vez na posição certa, levantei-me do carro, dei uns saltinhos para o ar sair e ela ficar presa, a seguir desci a rampa sem problemas e fui um pouco para o corredor, enquanto o ginásio estava fechado estive a andar sem apoios junto ao corrimão, de seguida fui até à pedaleira de braços, fiz 500 pedaladas com a força no 4.5, voltei a sentir os mesmo problema do braço esquerdo, mas já não foi tão intenso, no fim da pedaleira fui até ao pátio só com uma canadiana, para andar no circuito que a terapeuta preparou, estava aos ziguezagues e eu tinha de o contornar sempre pelo lado de fora, só o fiz uma vez porque estava ao sol e estava muito calor, vim depois para a entrada do ginásio, onde tentei com a ajuda da terapeuta e do auxiliar, subir o degrau para o ginásio sem apoios, neste caso sem canadianas, foi um para cada lado, apoiei as mãos nos ombros deles e tentei dar um impulso para a frente e dessa forma subir, acabei por conseguir, a seguir desci esse degrau de costas, era muito mais difícil, mantive as mãos nos ombros deles mas fiz muito mais força, voltei a tentar subir mais duas vezes, na primeira em vez de me apoiar nos ombros apoiei-me nos braços e quase não fiz apoio nenhum, na segunda já só me apoiei no braço da terapeuta, mas como me sentia mais inseguro acabei por fazer mais força, a segui fui para o ginásio, fazer um treino específico para aprender a dar aquele impulso, fui para junto da parede e com os pés desencostados dela (cerca de 40cm), encostei-me para trás, a seguir tinha de dar o impulso para a frente e tentar-me equilibrar sem me apoiar na marquesa, que entretanto se tinha levantado até ao máximo, aos poucos fui conseguindo dar o impulso necessário para me levantar, fui tentando muitas vezes, a seguir estive a treinar o equilíbrio com a bola, esticando os braços com a bola o máximo que conseguia para cima e depois rodando-a à volta da cintura, entretanto estive a brincar com a bola e deixei-a cair, nessa altura agarrei a canadiana e meti-a na mão direita para a seguir tentar apanhar a bola, consegui apanha-la do chão apoiando-me apenas na canadiana e inclinando-me para a frente, nunca tinha conseguido apanhar a bola do chão sem ser nas barras, para acabar o meu treino, fui para as barras e estive a treinar em cima da tábua de freeman (tábua de balanço) e acabei depois por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito preenchido mas estive quase sempre no ginásio, resguardado do sol e do calor, deu para fazer muitos exercícios novos e conseguir apanhar algo do chão apoiando-me apenas numa canadiana, foi algo que nunca tinha conseguido. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...