Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Fisioterapia 110º dia (18 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje já tive um dia melhor, os problemas respiratórios eram bem menores, ainda assim antes de sair de casa usei a bomba da asma e tomei um comprimido, o dia de fisioterapia acabou por ser positivo e com novas conquistas.

Quando cheguei ao Hospital estava a chover e ao sair do carro a prótese esquerda tinha-se desencaixado, mas como o sistema de encaixe desta prótese é por vácuo, apenas precisei de me levantar e dar uns saltinhos para retirar o ar, fiz isso rapidamente para descer a rampa sem me molhar muito, fui a seguir até às barras para fazer treino de equilíbrio com a bola, a terapeuta mandava-me a bola, eu tinha de a segurar, dar um passo em frente e depois mandar para a terapeuta, ainda precisei de me apoiar nas barras muitas vezes, mas no geral correu bem, também estive a fazer o mesmo exercício mas de lado, dava um passo para o lado esquerdo e voltava a enviar a bola, por último subi para a tábua de freeman, estive a rodar a bola à volta da cintura e também a fazer transferências de peso para ambos os lados.

Mais tarde fui com a terapeuta para o corredor para andar sem apoios, mas ao contrário do que tem acontecido quando faço esse treino com o estagiário, a terapeuta não ia à minha frente com os braços esticados, ela ia ao meu lado e de braços cruzados, isso para eu perder os meus medos, acabei por conseguir dar alguns passos enquanto estava perto do corrimão, mas a terapeuta disse-me para passar à frente das portas, deixei de ter o apoio do corrimão caso necessitasse, para dificultar ainda mais, a porta do nosso ginásio estava completamente aberta, a pressão psicológica era muito grande, estava totalmente concentrado e acabei por conseguir, ainda assim ao chegar ao outro corrimão agarrei-me logo, a seguir já não foi tão difícil, passei várias vezes à frente das portas e também fui conseguindo parar quando a terapeuta me pedia, acabei por conseguir andar de forma semelhante à que ando com o estagiário à frente, depois voltei para o ginásio.

No ginásio estive a tentar mais uma vez levantar-me do chão sem qualquer ajuda externa, para isso fui para as barras e meti-me de joelhos, a seguir meti as mãos no chão e tentei-me levantar esticando a prótese esquerda para trás, ao apoiar a ponta do pé da prótese com ela esticada o joelho tranca, com ele trancado eu fui andando com as mãos pata trás, o pé começou a escorregar, a pressão no joelho diminui-o e o joelho destrancou, a seguir tentei de outra forma, apoiei o pé na prótese num dos apoios das barras, dessa forma o pé já não escorregou, o joelho não destrancou e eu consegui-me levantar, mas continuava com as mãos no chão e tinha de me levantar, nessa altura meti a mão esquerda numa das barrar e não me consegui levantar, acabei por voltar para o chão, levantei-me a seguir e apoiado nas barras meti as mãos no chão, desta vez apoiei-me nas barras com a mão direita e já me consegui levantar, tentei depois com uma canadiana na mão direita e também me consegui levantar, amanhã vou tentar fazer tudo seguido, o meu treino acabou depois quando me levantei.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito preenchido, consegui novas conquistas, sobretudo ao andar sem apoios e sem ninguém à minha frente, também consegui levantar-me do chão sem apoios, mas em duas fazes, é muito bom, já me transmitiu muita confiança e já sei que me consigo levantar caso venha a cair. Muito obrigado.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...