Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Fisioterapia 102º dia (06- 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do0 "Biamputado".

Esta semana de fisioterapia passou muito rápido, hoje já é sexta-feira e como habitualmente acontece em todas as sextas-feiras, tive um treino muito intenso.

Comecei por descer a rampa e fui para o ginásio, a terapeuta disse-me para ir treinar o equilíbrio nas barras com a tábua de freeman(tábua de balanço), foi o que fiz, coloquei-me em cima dela e fui-me tentando equilibrar sem tocar nas barras, ao fim de alguns minutos a terapeuta decidi-o dificultar ainda mais as coisas, deu-me uma pequena bola de borracha que eu tinha de ir rodando à volta da cintura enquanto me equilibrava em cima da tábua de freeman, era muito complicado mas ao fim de algum tempo acabei por conseguir roda-la 7 vezes seguidas antes de me apoiar nas barras, a seguir saí de cima da tábua e estive a mandar a bola contra a parede e por último estive a passar a bola ao Anderson Freitas () e ele passava para mim, pelo meio a bola caiu várias vezes, eu fui-a sempre apanhar, enquanto caía nas barras era muito simples, apenas me inclinava para a frente e apanhava-a, já quando saía das barras nunca a consegui apanhar do chão, sentia receio de cair e por isso nunca me inclinei o suficiente, tive de usar as duas canadianas, encostei-as à bola e dessa forma enviei-a para outro amputado lá do serviço.

No fim do treino de equilíbrio fui com a terapeuta dar a mesma volta dos últimos dias, só com uma canadiana, larguei-a logo no ginásio e fui andando até à rampa, subi-a agarrado ao corrimão para não cansar logo as costas e de seguida fomos em frente até às outras duas rampas, hoje o objectivo era tentar avançar a prótese direita para a frente da esquerda, mas raramente consigui, ainda assim já não fica tão atrás quando estou a subir a rampa menos inclinada, já na outra acaba por ficar ainda mais atrás e nem a consigo meter ao lado, já cheguei ao cimo das duas rampas cansado e com dores nas costas, ainda assim preferi não descansar e desci logo, pedi à terapeuta para me dar a mão e comecei a descer, fui ganhando confiança e a partir de meio larguei a mão da terapeuta, na outra rampa já desço melhor e sem qualquer ajuda da terapeuta, depois voltamos a subir as duas rampas, na primeira tive de ir acelerando ou abrandando a marcha conforme a terapeuta me pedia, na segunda era mesmo impossível, estava bastante cansado, com dores nas costas e no pulso direito, mas mais uma vez não descansei e apesar da terapeuta estar ao meu lado não lhe pedi para me dar a mão no início da descida, fui conseguindo muito devagar, com passos muito pequenos, a prótese direita ficava sempre para trás e mesmo no fim da descida tentei mete-la ao lado da esquerda, no entanto desequilibrei-me muito e tive mesmo de me apoiar no braço da terapeuta, de qualquer forma foi uma boa descida e já consegui descer quase toda a rampa sozinho, no fundo das rampas a terapeuta disse-me para passar atrás dos carros que estavam lá estacionados, mas tinha de passar a andar de lado porque o espaço era muito apertado, passei o primeiro a andar com a prótese direita à frente, foi muito difícil, nos outros já andei com a esquerda à frente, acabou por ser mais fácil, quando acabei de passar atrás do último carro vi que já lá estava o sr que me vai buscar todos os dias, fui buscar as minhas coisas e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, já me começo a sentir bem só com uma canadiana, mas ainda ando com muito cuidado e com receio de cair, ainda assim tenho melhorado bastante. Muito obrigado a todos e bom fim-de-semana.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...