Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fisioterapia 112º dia (23 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Mais uma semana de fisioterapia, hoje está muito calor e acabei por sofrer um pouco com isso, ainda assim fiz todo o treino e acabei por conseguir fazer algo que ainda não tinha conseguido.

Ainda em casa quando calcei as próteses, não meti tanto spray para colocar melhor a prótese esquerda, por isso ao chegar ao hospital a prótese estava bem calçada quando saí do carro, depois comecei o dia a descer a rampa e fui até ao ginásio, sentei-me na pedaleira dos braços e fiz 500 pedaladas no 4.5, no início pensei em fazer as 1000, mas à medida que ia avançando também ia sentindo um desconforto no braço esquerdo por causa do problema vascular, já à algum tempo que não tinha problemas, a segui fui dar uma volta só com uma canadiana, saí pela porta do ginásio, passei os corredores e fui até ao pátio, andei lá um pouco à volta do pátio até a terapeuta fazer o circuito dos pinos, hoje tinha uma sequência de espaços, uns normais e outros estreitos, nos normais passava de frente sem problemas, nos estreitos tinha de passar de lado, fiz aquele circuito várias vezes e pelo meio fui descansando um pouco à sombra, neste treino consegui andar sem grandes dificuldades para os dois lados, relembro que até agora tinha muitas dificuldades em andar de lado para o lado direito, fui a seguir para o ginásio porque já lá estavam os médicos para a visita médica.

Mais tarde fui sozinho até ao pátio para andar sem apoios, andei perto do corrimão e com a canadiana no outro lado, mas sempre com ela levantada, fui dando alguns passos sem precisar de me apoiar e à medida que fui ganhando confiança fui tentando baloiçar os braços, da mesma forma que todos andam, sendo a marcha muito mais natural, a seguir o estagiário veio ter comigo para eu largar a canadiana e andar com as duas mão livres, em vez de andar com a canadiana levantada, comecei na porta do ginásio, virei à esquerda e fui até ao fundo do corredor, até lá precisei de me apoiar uma vez, depois dei a volta apoiado no estagiário e no corrimão, a seguir fiz todo o corredor até à porta de entrada do nosso serviço, lá parei um pouco e disse ao estagiário para virar-mos à direita, finalmente consegui fazer a curva sem precisar de me apoiar no estagiário ou no corrimão, fiquei bastante satisfeito, continuámos em frente e fomos até à porta para o pátio, nesta porta tem um pequeno desnível, tentei passa-lo sem me apoiar na porta ou no estagiário, dei um passo um pouco maior para passar logo essa parte, mas depois ao avançar a prótese direita acabei por me desequilibrar e tive de me apoiar no estagiário, fui depois até um dos bancos do pátio e sentei-me nele, entretanto o estagiário foi buscar as duas canadianas e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, tive de parar várias vezes por causa do calor, mas correu tudo bem, e finalmente consegui fazer a curva sem canadianas e sem me apoiar em lado nenhum. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...