Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Fisioterapia 105º dia (11 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje ao nível do treino tive o melhor dia de sempre na fisioterapia, já consegui muitas vitórias, todas elas muito gratificantes, mas a de hoje foi a melhor de sempre.

Comecei o meu dia a descer a rampa e a seguir fui até à pedaleira de braços, voltei a fazer 500 pedaladas no 5, desde que comecei a fazer a pedaleira de braços, os sintomas vasculares que me limitavam muito na marcha só com uma canadiana quase desapareceram, por isso vou continuar a fazer este treino todos os dias e de preferência logo no início, fui a seguir para as barras treinar o equilíbrio com a bola, mandando-a contra a parede, aos poucos ia-me afastando da parede e ia também aumentando a força com que mandava a bola, fiquei por ali uns 15 minutos, depois do treino de equilíbrio fui andar um pouco só com uma canadiana, fui sozinho, saí pela porta do ginásio, dei a volta pelos corredores até ao pátio, lá dei uma ou duas voltas ao pátio e voltei a seguir para o ginásio.

Mais tarde a terapeuta disse-me para ir para perto da parede e largar a canadiana, eu apoiei-me ao standing, de seguida ela disse-me para andar sem apoios, mas eu disse que assim não conseguia, que precisava que ela ou o estagiário ficasse à minha frente, acabou por ficar o estagiário à frente e a terapeuta atrás, fui andando assim até à porta do ginásio, apoiei-me muitas vezes no estagiário, ao sair do ginásio viramos à esquerda, a terapeuta saio de trás de mim e fomos até ao fundo do corredor, nessa altura a terapeuta disse-me para ir até à porta de entrado do nosso serviço e para contarmos quantas vezes é que eu me apoiava no estagiário, comecei então a andar, o estagiário estava muito perto de mim, eu tinha pouco espaço para avançar e no fim disse-lhe para se afastar um pouco e dar-me mais espaço para conseguir avançar as próteses, naquele percurso precisei de ma apoiar nele 7 ou 8 vezes, demos a volta e fizemos novamente o corredor todo, desta vez nunca precisei de me apoiar nele, o meu record era de 30 passos sem qualquer apoio, hoje dei 72, atravessei o corredor de uma ponta à outra, a seguir fiz o mesmo mas em direcção à porta da entrada, lá dei a volta e fiz outra vez o mesmo, nesta última vez voltei a dar 72 passos, mas conseguia dar mais, só parei quando fiquei encostado à parede, fui controlando melhor os passos, principalmente as acelerações que normalmente faço para procurar novamente o equilíbrio, mas que quase nunca consigo reduzir a velocidade, a seguir e já com uma canadiana estive a treinar a velocidade dos passos, andando o mais rápido que conseguia e a seguir reduzia a velocidade, no início também não conseguia com uma canadiana, espero por isso aprender a controlar sem apoios, por último voltei para o ginásio e estive a fazer alongamentos com uma bola grande e a ajuda do estagiário, acabei depois por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, foi excelente, consegui dar mais um enorme passo na minha recuperação, sei que não vai ser fácil andar sem qualquer apoio, quer seja uma canadiana ou uma bengala, no entanto estou no bom caminho e já consigo dar bastantes passos com as duas mãos livres, é uma sensação excelente. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...