Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fisioterapia 115º dia (26 - 05 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje o dia está mais fresco, deixamos de ter temperaturas acima dos 30º, o que para mim é muito bom, pois pude treinar melhor e sem "fugir" do sol. No treino de hoje tive uma especial preocupação, corrigir os erros que ainda vou fazendo quando ando só com uma canadiana.

Comecei o meu dia a descer a rampa, o ginásio ainda estava fechado e por isso fiquei a treinar sem apoios no corredor, sempre perto do corrimão e com a canadiana do lado oposto levantada, os primeiros passos foram complicados, estava a ter dificuldades em me equilibrar, mas aos poucos fui melhorando e comecei a fazer uma média superior a 20 passos seguidos e consegui passar à frente da porta sem qualquer dificuldade, a seguir o ginásio abriu e eu fui até à pedaleira dos braços, nela tive a preocupação de a afastar um pouco para que os braços ficassem esticados, à medida que ia dando as pedaladas fui-me sentindo bem e não tive nenhum sintoma vascular no braço esquerdo, nem ao nível da cor, nem ao nível do cansaço, sem esses problemas consegui fazer 1000 pedaladas com a força quase no 4,5 e ainda era capaz de fazer mais, depois da pedaleira de braços fui até ao pátio com a terapeuta, hoje era outra terapeuta, a nossa foi de férias, esta nova terapeuta foi-me dizendo para corrigir o que ainda faço mal quando ando só com uma canadiana, sempre que começo a andar tenho algum receio e dessa forma não avanço tanto a prótese direita, muitas vezes ela acaba por ficar ao lado da esquerda em vez de avançar, fui tentando corrigir esse erro e aos poucos fui conseguindo, é tudo uma questão de confiança, à medida que me vou sentindo mais à vontade e confiante acabo por conseguir avançar bem a prótese direita, por vezes o apoio na canadiana é tão pequeno que até consigo levanta-la para andar sem qualquer apoio, neste treino andei por todo o pavilhão e também andei bastante tempo no pátio, onde tive mais dificuldades para tentar corrigir este erro e não cheguei a conseguir, foi numa parte do pátio onde o piso desce ligeiramente, a prótese direita ou ficava ao lado ou mesmo um pouco atrás, por enquanto ainda não me sinto seguro para a avançar nessa situação, por último voltei para o ginásio porque faltava pouco tempo para a visita médica, com o fim da visita médica acabou também o meu dia de fisioterapia.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, grande parte dele a tentar corrigir os meus erros quando ando só com uma canadiana, fui conseguindo e até já vou andando ligeiramente mais rápido, agora tenho de insistir nestes pormenores e dar continuidade à minha evolução, pois já sei que irei ter alta hospitalar assim que deixe de evoluir. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

1 comentário:

Anónimo disse...

Acredito que és vencendor,porque tu fazes de cada dia uma conquista nova,você vence os obstáculos,atravessa as barreiras e chega ao final do dia com uma nova vitória!
És vencedor,és vitorioso,você é Especial!
Mesmo estando tão longe de ti, praticamente a quase 9mil quilômetros de distância ,me sinto perto de você...
Desejo-lhe tudo de melhor...
Sinto saudades ...

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...