Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Fisioterapia 136º dia (30 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltei a ter um dia bastante preenchido, cansativo e com exercícios novos.

Comecei por descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a força quase no 5 e fiz 1000 pedaladas, ao contrário de ontem e apesar da resistência hoje ser maior, consegui aguentar muito melhor o esforço, a seguir fui até às barras para fazer treino de equilíbrio em cima da tábua de Freemen com a bola, fui mandando a bola contra a parede e segurava-a de seguida, até hoje o máximo de vezes que tinha conseguido mandar a bola sem me apoiar tinham sido 7, mas hoje consegui fazer 12 repetições, quando acabei este exercício agarrei numa canadiana e fui até ao corredor grande, ao chegar lá larguei a canadiana e comecei a andar sem apoios, entretanto a terapeuta chegou ao pé de mim com a bola e disse-me para a ir driblando até ao fundo do corredor, quando lá cheguei ela recordou-se do que tínhamos combinado ontem, que um dos primeiros exercícios de hoje seria dar a mesma volta de com que acabei o treino ontem, como já estava no fundo do corredor entrámos logo para a sala de espera do ginásio grande, ontem estava bastante desequilibrado por causa do cansaço, no entanto hoje percebi que o problema não era só esse, o facto de estar a passar por uma parte "estranha", por onde nunca passo, mexe bastante com o aspecto psicológico, o receio é maior e dificulta bastante na marcha sem apoios, de qualquer forma já correu melhor que ontem, mas ainda precisei de me apoiar várias vezes na terapeuta quando atravessei a sala de espera e o ginásio grande, ao chegar ao pátio e apesar do piso ser irregular, consegui andar melhor e apoiei-me poucas vezes, ali deu para perceber na perfeição que o aspecto psicológico faz uma enorme diferença, continuamos a seguir pelo nosso ginásio e pelos corredores, cada vez me apoiava menos na terapeuta, quando chegámos ao corredor grande a terapeuta levantou-me as calças até à zona dos joelhos, deu-me uma canadiana e, disse-me andar assim e fazer alguns exercícios, enquanto fazia isso ela esteve a ver se as próteses estavam direitas e a ver a mobilidade dos pés, estão bem alinhadas e os pés ainda cedem bastante, o que me ajuda principalmente em pisos irregulares, depois a terapeuta foi até ao ginásio e eu fiquei por ali a treinar.

Mais tarde quando a terapeuta voltou estiver a fazer os exercícios com a bola, comecei por dribla-la ao longo do corredor, primeiro com a mão direita, estava com algumas dificuldades para andar a direito, acabava por ficar muito encostado à parede, mesmo tentando-me afastar dela, foi nessa altura que fiz uma experiência, driblar a bola com as duas mãos, uma de cada vez, isso ajudou-me muito a andar a direito, a manter o equilíbrio e consegui andar por períodos mais largos sem me apoiar, a seguir fizemos outro exercício, a terapeuta ia à minha frente e mandava-mos a bola um para o outro, mas a bater primeiro no chão, este exercício correu bastante bem, no fim dele parei para fazer outros, com a bola nas duas mãos tive de rodar a bola à volta da cintura, a seguir rodei-a à volta da cabeça, depois estiquei os braços o máximo que conseguia e começava a baixa-los, mas sempre esticados e a segurar a bola, neste exercício para me manter equilibrado quando subia ou descia os braços acabava por fazer muita força na zona lombar/dorsal, era uma pressão enorme a fazia-me doer bastante aquela zona, por isso fiz poucas vezes, este foi o último exercício que fiz, agarrei depois na canadiana e fui até ao ginásio, já estava quase no início da visita médica e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito completo, cansativo, com exercícios novos e foi muito positivo. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...