Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Fisioterapia 121º dia (06 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Mais uma semana de fisioterapia, esta vai ser mais curta por causa do feriado de sexta-feira, por isso tenho de a aproveitar bem, foi o que comecei a fazer hoje, quase não parei, treinei bastante apenas com a bengala, voltei à rampa só com ela e ainda tive tempo para fazer uma nova experiência que ia correndo mal.

Comecei a dia a descer a rampa e fui para a pedaleira de braços, meti a força no 5 e fiz 500 pedaladas, a seguir levantei-me, virei a canadiana do lado direito para fazer de bengala, levantei a do lado esquerdo e fui dar uma volta ali pelo nosso serviço, saí pela porta, virei à direita e fiz os corredores até à porta para o pátio, ao chegar lá também chegou a terapeuta para me chamar, os médicos já estavam no ginásio para a visita médica, fui na mesma pelo pátio e tentei descer apoiado apenas na bengala, mas não consegui, precisei de fazer um pequeno apoio com a canadiana do lado esquerdo, depois atravessei o pátio sem dificuldades, subi o degrau para o ginásio com as duas canadianas e sentei-me numa cadeira.

No fim da visita médica voltei a dar mais uma volta, saí pela porta do ginásio, fiz os corredores e consegui passar muito bem aquele desnível para o pátio, a seguir dei várias voltas ali no piso irregular e fui pedir à terapeuta para fazer um circuito com os pinos, ela fez um com várias curvas, fiz o circuito três vezes, sem nenhum desequilíbrio e da mesma forma que fazia só com uma canadiana, o que quer dizer que já me sinto bastante confiante e que tenho vindo a melhorar bastante, entretanto decidi fazer uma nova experiência, trocar a bengala para a mão esquerda e levantei a canadiana da mão direita, sentia-me muito inseguro, mas comecei a andar, no entanto ao fim de alguns passos desequilibrei-me bastante, tentei apoiar a bengala num ponto que me daria o equilíbrio que precisava, mas a bengala foi mais para a frente e eu desequilibrei-me ainda mais, nessa altura apoiei a canadiana da mão direita no chão, acabei por me conseguir equilibrar e voltei para o ginásio com as duas canadianas.

Depois de descansar um pouco fui até à rampa só com a bengala na mão direita e a canadiana da mão esquerda levantada, ao chegar lá encostei a canadiana, tentei subir a rampa só com ela e sem me apoiar no corrimão logo no início, onde a rampa é mais inclinada, acabei por conseguir fazer a curva sem tocar nele e subi toda a rampa sem me apoiar, lá em cima dei a volta, meti a canadiana na mão esquerda e comecei a descer a rampa muito lentamente, no início correu tudo bem, mas antes de chegar a meio o joelho da prótese direita destrancou ligeiramente e isso desequilibrou-me, apoiei-me no corrimão e desci o resto da rampa apoiado, fiz a seguir o caminho para o ginásio e acabei por lá o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, a evolução só com a bengala tem sido bastante positiva e já me sinto confiante para começar a tentar andar só com ela, sem a canadiana da mão esquerda levantada, hoje também tive aquele susto, mais um para juntar aos outros que já tive, mas felizmente nunca caí. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...