Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fisioterapia 129º dia (20 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou mais uma semana de fisioterapia, mais uma vez de uma forma muito positiva e a fazer experiências novas.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui até ao ginásio, como a pedaleira de braços já estava ocupada fui até às barras treinar o equilíbrio, comecei na tábua de Freeman, inicialmente virado para o espelho e sem nada nas mãos e a seguir com a bola nas mãos, rodando-a à volta da cintura ou levantando os braços e rodando-a à volta da cabeça, quando acabei esses exercícios na tábua de Freeman continuei a fazer outros com bola, nessa altura a terapeuta estava ao pé de mim, eu tinha de dar um passo em frente, parar e passar a bola à terapeuta, a seguir ela passava-me novamente a bola e eu voltava a fazer o mesmo, dar um passo em frente, parar e passar-lhe a bola, no exercício a seguir coloquei-me de lado nas barras e com a bola nas mãos fui dando passos laterais até ao fundo das barras, nesse exercício não precisei de me apoiar nas barras, por ali ainda fiz mais um exercício, andar com a bola nas mãos, mas sem parar a cada passo.

No fim dos exercício nas barras fui até ao corredor grande com uma canadiana, quando cheguei lá levantei a canadiana e estive a andar sem apoios, consegui fazer todo o corredor e apenas necessitei de me apoiar uma vez, lá no fundo dei a volta e fiz todo o corredor novamente, ao chegar ao início a terapeuta chegou ao pé de mim, disse-me para largar a canadiana e tentar andar normalmente, fazendo os movimentos naturais que fazemos habitualmente com os braços, fui conseguindo sem grandes desequilíbrios raramente me apoiava no corrimão, ao chegar ao fundo do corredor a terapeuta disse-me para parar e dar a volta sem tocar no corrimão, mas acabei por não conseguir virar-me para trás sem tocar no corrimão, de qualquer forma consegui dar quase a volta completa sem me apoiar, a seguir voltei a fazer todo o corredor da mesma forma, mas não paramos por ali, estava na hora da visita médica e seguimos até ao ginásio, sempre sem canadianas e apoiando-me apenas na terapeuta quando me desequilibrava um pouco.

No fim da visita médica voltamos para o corredor grande e fizemos um exercício diferente, tinha de fazer todo o corredor mas aos ziguezagues, ou seja, tinha de atravessar o corredor de um lado para o outro, sem qualquer apoio ou algo onde me pudesse apoiar caso me desequilibrasse, estava com muito receio, a terapeuta ia ao meu lado e eu lá comecei a dar os primeiros passos, a primeira travessia correu muito bem, ao chegar ao outro lado apoiei-me na parede, virei-me para o outro lado e voltei a atravessar, fui fazendo isso até ao fundo do corredor e só por uma vez precisei de me apoiar de uma forma mais brusca, no fundo do corredor havia mais espaço e o corredor é mais largo, aí tive de o atravessar sem ser na diagonal, mas tive de parar sem me apoiar no corrimão, quando parei tive de me virar para trás, mais uma vez sem me apoiar, desta vez consegui, a seguir atravessei para o outro lado e voltei a parar sem me apoiar, mas desta vez já não me consegui virar para o lado, fiquei muito perto da parede, não tive espaço para dar a volta e não me consegui afastar dela sem me apoiar, segui depois pelo corredor até meio e parei lá a fazer alguns exercícios, primeiro apenas transferências de peso e a seguir com a bola, afastando-me da parede e enviando a bola contra ela, era muito difícil por causa da confiança, mas é muito bom, entretanto chegou a hora de vir embora, fiz o caminho para o ginásio com uma canadiana e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito positivo e com experiências novas que correram muito bem. Muito obrigado.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...