Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Fisioterapia 124º dia (09 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia de fisioterapia desta semana por causa dos feriados, foi por isso um dia em que aproveitei para fazer um treino ainda mais intenso.

Comecei por descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, meti a força no 4,5 e fiz 1250 pedaladas a um ritmo muito forte, acabei muito cansado e fiquei sentado cerca de 2 minutos a descansar, a seguir levantei-me e fui andar só com a bengala, saí do ginásio e fui até ao pátio, no desnível para o pátio não tive nenhuma dificuldade, dei algumas voltas ali no piso irregular e também no circuito dos pinos que a terapeuta tinha feito, hoje não senti aquele desconforto provocado pela prótese esquerda e por isso pude treinar normalmente, a seguir dei mais uma volta até ao ginásio e regressei de seguida para o pátio, estava a conseguir avançar bem a prótese direita, os passos estavam a ser semelhantes e até estava a andar ligeiramente mais rápido, entretanto voltei para o ginásio para descansar um pouco.

O meu descanso foi nas barras em cima da tábua de Freeman a treinar o equilíbrio, primeiro estando apenas parado e depois com a bola, fui levantando os braços com a bola, rodando para os dois lados e também fui passando a bola à volta da cintura, depois saí das tábua de Freeman e estive a treinar o levantar do chão apenas com uma canadiana, nessa altura o médico chefe estava lá no ginásio e esteve-me a ver a levantar do chão, usei a mesma técnica que tenho usado nos últimos tempos, a terapeuta disse-me que o nome desta técnica é técnica do elefante, levantei-me três vezes e nunca me precisei de apoiar nas barras, para além disso já foi mais fácil manter o equilíbrio assim que fico de pé, agora só preciso de experimentar levantar-me fora das barras, ainda não fiz a experiência porque não é fácil ir para o chão de forma controlada, mas tenho de tentar um dia destes.

No fim do treino nas barras fui até à rampa, ao chegar lá fiquei apenas com a bengala na mão direita e fui fazendo a curva para a começar a subir, no início é complicado por causa do desnível lateral que ela tem, de qualquer forma consegui sem tocar no corrimão, no resto da rampa é mais fácil e acabei por subir sem problemas, para descer meti a canadiana na mão esquerda, até agora nunca tinha conseguido descer com ela na mão esquerda, mas hoje consegui, foi muito difícil e demorei muito tempo, mas nunca me apoiei no corrimão e nenhum dos joelhos destrancou, fiquei bastante satisfeito por ter conseguido sozinho, voltei depois para o ginásio com a bengala e antes que começa-se a visita médica dei mais uma volta até ao pátio e regressei, acabei depois o meu treino no fim da visita médica.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, estive sempre a trabalhar, no tempo que fui descansando aproveitei para fazer outro tipo de treino e consegui pela primeira vez descer a rampa com a canadiana na mão esquerda sem precisar de me apoiar no corrimão. Bom fim-de-semana e muito obrigado.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...