Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 14 de junho de 2011

Fisioterapia 125º dia (14 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o dia de regressar à fisioterapia depois dos feriados e do fim-de-semana, a nossa terapeuta também regressou das merecidas férias e por isso o meu treino já foi mais intenso e diversificado.

Comecei por descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, meti a força no 4,5 e fiz 1000 pedaladas, custou-me bastante porque ainda ando cansado de todos os eventos em que participei nestes dias, a seguir levantei-me da cadeira e saí pela porta de acesso ao pátio, levantei uma e estive a andar um pouco com a bengala, esta terapeuta ainda não me tinha visto a andar assim, estive ali pelo pátio, fiz o percurso dos pinos sem problemas e voltei para o ginásio pelos corredores, entretanto a terapeuta disse-me para andar apenas com uma canadiana e para ir andando até à rua, fui até ao fundo da rampa juntamente com outros amputados e esperamos lá por ela, a seguir subi a rampa com a bengala para ela ver como subo, não correu tão bem como nas últimas vezes, seguimos em frente e eu fui apenas com a bengala, foi a primeira vez que andei apenas com a bengala sem uma canadiana levantada na outra mão, mas a terapeuta ia-me a acompanhar, fui assim até uma parte onde tinha de passar no meio dos carros, aí virei a moleta para fazer de canadiana e passei de lado pelo meio dos carros, no primeiro carro passei a andar com a prótese esquerda à frente e depois virei-me ao contrario para ir com a direita à frente, com a direita é muito mais difícil e cansativo, depois de passar pelo meio dos carros chegamos a uma rampa, subi-a sem grandes dificuldades, mas como já não treinar assim à quase três semanas custou-me mais a chegar ao cimo da rampa do que o habitual, para descer correu tudo bem, voltamos depois pelo meio dos carros, tive de andar sempre de lado, aí notou-se mesmo a falta de treino em situações destas, ao chegar depois à rampa para o nosso pavilhão a terapeuta queria que eu descesse sozinho, era algo que eu conseguia fazer, mas hoje disse-lhe para ir ao pé de mim, não me sentia nada seguro, comecei a descer, logo nos primeiros passos o joelho da prótese direita destrancou e eu tive de me apoiar no corrimão, a seguir troquei a canadiana para a mão esquerda e voltou a acontecer o mesmo, acabei por descer a rampa toda apoiado no corrimão, a seguir entrei no pavilhão e a terapeuta disse-me para largar a canadiana, para andar sem apoios, dei dois ou três passos sem problemas, depois desequilibrei-me e apoiei-me no corrimão, voltei a tentar e mais uma vez me desequilibrei, depois de passar a parte do corrimão as coisas ainda pioraram mais e tive de ir até ao ginásio sempre apoiado na mão da terapeuta, já à muito tempo que não me corria tão mal quando tentava andar sem apoios, a falta deste tipo de treino nas últimas semanas fez-me muita falta e isso hoje notou-se claramente, quando cheguei ao ginásio acabei o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, teve momentos em que as coisas correram bem, mas outros que correram bastante mal, agora sei que o meu treino vai ser bem mais intenso e diversificado, por isso já vou mais motivado para a fisioterapia e de certeza que as coisas vão começar a correr muito melhor. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...