Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Fisioterapia 132º dia (24 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Depois de um dia sem fisioterapia por causa do feriado, hoje até fui com mais vontade, o treino correu muito bem, fiz coisas que nunca tinha feito e não havia mesmo melhor forma de acabar esta semana de fisioterapia.

Comecei por descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a força no 4,5 e fiz 1000 pedaladas, a seguir levantei-me e fui até ao pátio, a terapeuta já lá tinha o circuito dos pinos montado, fiz o circuito duas vezes e fui até ao corredor grande, atravessando o ginásio e os corredores pequenos, quando lá cheguei larguei a canadiana e estive a andar sem apoios, fiz todo o corredor para os dois lados, já à muito tempo que não contava os passos que dava, foram exactamente 88 para cada um dos lados, mais dois do que tinha conseguido quando atravessei todo o corredor pequeno e fui até à rua com o estagiário à minha frente, a seguir fiz o corredor mais duas vezes com a terapeuta, mas de forma diferente, a terapeuta ia à minha frente e lançava-me uma bola, eu ia andando, agarrando a bola e enviava-a de novo para a terapeuta, sempre sem parar, na primeira tentativa tive de me apoiar três vezes no corrimão, na segunda também precisei de me apoiar três vezes, entretanto a terapeuta foi até ao ginásio e eu fiquei por ali a andar um pouco e a descansar.

Mais tarde agarrei a canadiana e fui dar um pequeno passeio até à porta do nosso pavilhão e até ao ginásio, quando lá cheguei a terapeuta disse-me para dar a volta e ir andando de novo para o corredor grande, foi o que fiz, quando lá chegamos a terapeuta disse-me que tinha de reduzir a número de vezes que toquei no corrimão, comecei a andar, a terapeuta ia-me passando a bola e eu passava-a para ela, sempre sem parar, estava a correr muito bem, mas uns 3 metros antes de chegar ao fim do corredor tive de me apoiar, foi a única vez que me apoiei, ao chegar ao fundo tive de dar a volta para trás, o corrimão estava do lado esquerdo e eu tinha de virar pela direita, não correu muito bem, precisei de me apoiar três vezes no corrimão, a seguir fizemos outra vez o corredor todo, mas desta vez consegui sem me apoiar uma única vez, voltei a dar a volta da mesma forma, mas estava muito perto da parede e acabei por não conseguir dar a volta sem tocar na parede, foi pena, estava muito seguro, confiante e equilibrado, se estivesse mais afastado conseguia, depois fizemos mais uma vez todo o corredor, voltei a não precisar de me apoiar, dei a volta também sem me apoiar e fizemos outra vez o corredor, mas desta vez a fazer outro exercício, sempre que a terapeuta me passava a bola eu parava, arrancava e passava-lhe a bola, o resto do tempo era sempre a andar, consegui fazer todo o corredor sem me apoiar uma única vez, somando tudo acabei por conseguir fazer todo o corredor, dar a volta e fazer novamente todo o corredor sem um único apoio, foi excelente, mais do dobro do que tinha conseguido antes e com a dificuldade de ir agarrando e passando a bola para a terapeuta, por último fomos até ao ginásio, também sem apoios, já me sentia muito confiante e muito seguro, fui andando muito bem, fiz a curva para o corredor pequeno sem qualquer problema, passei pelo meio das pessoas e só me apoiei na entrado do ginásio porque a porta estava fechada, depois da terapeuta abrir a porta voltei a andar, ela deixou de ir ao meu lado, nessa altura sentia-me completamente sozinho, mas continuei a andar muito concentrado, tive de fazer uma curva e passar por uma zona apertada ali dentro do ginásio, nessa altura a terapeuta já estava mais afastada de mim, fui-me desconcentrando um pouco, acabei por acelerar um pouco os passos, mas consegui ir até ao fundo e apoiar-me no standing, ao chegar lá acabei o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, correu mesmo muito bem, fiz coisas que nunca tinha feito e andei mais do que nunca sem qualquer apoio. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...