Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Fisioterapia 128º dia (17 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia de fisioterapia desta semana, por isso aproveitei para treinar bastante, para isso contribuiu bastante o facto de finalmente pudemos treinar novamente no corredor grande, onde treinei sobretudo a marcha sem canadianas.

Comecei o treino a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a resistência no 4,5 e fiz 1500 pedaladas, ainda ponderei ir até às 2000, mas já havia outros amputados à espera para ir fazer o treino deles na pedaleira, a seguir levantei-me da cadeira e fui andar um pouco para o pátio com uma canadiana, dei por ali umas voltas, fui também até ao corredor e nessa altura estavam a abrir o corredor grande, já estava fechado à cerca de 6 meses por causa de uma obra no edifício do lado, obra essa que tinha fragilizado parte da estrutura daquele corredor, entretanto foi feita uma muralha de segurança e hoje reabriu, não quis ser o primeiro a passar por lá e por isso enquanto outro amputado foi até ao fundo eu fui dar uma volta pelo pátio, atravessei o ginásio e voltei para o início do corredor grande, fui até ao fundo dele e voltei para o início do corredor, nessa altura a terapeuta chegou ao pé de mim, retirou-me a canadiana e disse-me para andar sem apoios, comecei a andar com muito cuidado e apesar de vários desequilíbrios fui conseguindo dar bastantes passos, na única vez que os contei dei mais de 50 seguidos, atravessei o corredor três vezes e parei no fundo, a seguir a terapeuta disse-me para ficar parado e tentar rodar para o lado esquerdo sem tocar na parede ou no corrimão, na primeira tentativa não consegui, mas na segunda consegui dar meia volta, mas quando parei a terapeuta disse-me para continuar a rodar até ficar de frente para ela, o receio era muito grande e quando comecei tive de me apoiar uma vez no corrimão, mas a seguir consegui e fiquei de frente para ela, no entanto quando eu pensava que só precisava de rodar mais um pouco e me apoiar no corrimão ela disse-me para dar a volta para o lado direito, mais uma vez tive algum receio, mas acabou por correr bem e consegui sem me apoiar, depois seguimos em frente e fiz mais uma vez o corredor todo praticamente sem tocar no corrimão, a seguir a terapeuta foi tratar de outros amputados e eu ainda dei mais umas voltas por ali.

Mais tarde voltei para o corredor pequeno e a terapeuta aproveitou para ir comigo às escadas que existem ali, ela disse-me para tentar subir apenas com uma canadiana e sem me apoiar no corrimão, mas eu disse-lhe logo que não é possível, ela disse-me então para tentar meter apenas a prótese esquerda no primeiro degrau, isso eu consegui mas tive de ser muito rápido para me conseguir manter equilibrado, depois disso apoiei-me no corrimão e subi os degraus sem dificuldade nenhuma, para descer também foi muito simples, nessa altura chegou lá o técnico da casa ortopédica (Sr Paulo Castanheira da Magumbo) e esteve-me a fazer um pequeno ajuste no joelho da prótese direita, quando a estava a testar chegou o carro que me ia buscar e tive de acabar por ali o meu treino.

Foi assim o meu treino de hoje, mais uma vez muito produtivo, diversificado e com resultados muito bons. Bom fim-de-semana e muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...