Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Fisioterapia 126º dia (15 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Assim dá gosto ir à fisioterapia, tive um treino bem diferente do que tenho vindo a fazer, muito produtivo, com novas experiências e com uma enorme conquista.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até ao corredor, comecei a andar por ali sem apoios e correu muito melhor que ontem, cheguei mesmo a dar vários passos sem qualquer desequilíbrio, entretanto o ginásio abriu e fui para a pedaleira de braços, meti a força nos 4,5 e fiz 1000 pedaladas, a seguir a terapeuta disse-me para ir até às barras treinar o equilíbrio na Tábua de Freeman e deu-me uma bola para a ir rodando à volta da cintura, fui conseguindo dar algumas voltas seguidas, depois ela disse-me para me virar para o espelho e para ir mandando a bola contra ele, nunca tinha tentado fazer aquilo antes, estava a ter bastantes desequilíbrios, mas aos poucos fui conseguindo mandar a bola e segura-la, no máximo consegui três vezes seguidas sem me apoiar nas barras, no fim deste treino saí da Tábua de Freeman e ainda com a bola nas mãos tinha de dar um passo em frente, parar e passar a bola à terapeuta, fomos fazendo isso muitas vezes, mas não estava a ser fácil, por isso a terapeuta disse-me para ir andando com a bola na mão mas sem a mandar para ela, tinha na mesma de dar um passo, parar e voltar a dar outro passo, esse exercício já correu melhor, no exercício a seguir tive de me meter de lado, levantar os braços com a bola nas mãos e andar de lado, para o lado esquerdo consegui sem precisar de me apoiar nas barras, já para o lado direito foi muito mais difícil e tive de me agarrar várias vezes nas barras.

Quando acabei o treino nas barras fui fazer outro treino, o de ir para o chão e levantar-me de seguida usando apenas uma canadiana, a terapeuta colocou um tapete de esponja no chão para os meus ténis não escorregarem e eu não me aleijar quando fosse para o chão, estava com algum receio, descer não me estava a parecer nada simples e estava com receio de cair, a única forma que eu vi para conseguir descer era da mesma maneira que consigo apanhar as coisas do chão, colocando a canadiana à frente, a prótese direita um pouco para trás e inclinando-me para a frente até apoiar a mão no chão, a seguir coloquei a outra mão e fui andando com as mãos para a frente até destrancar o joelho esquerdo e descer lentamente, para me levantar fiz o mesmo que faço dentro das barras mas também só usei uma canadiana, levantei-me ali três vezes e depois fui até ao pátio para tentar fazer o mesmo lá no meio, no piso irregular e sem nada por perto, ao chegar lá a terapeuta estava por perto, mas com outro amputado, a intenção era eu fazer tudo sozinho sem ninguém por perto, voltei a fazer o mesmo que tinha feito no ginásio, mas quando destranquei o joelho esquerdo ele acabou por descer mais rapidamente e até fiz dois pequenos furos nas calças, ainda assim correu bem a descida, o chão é que é muito duro, para subir também correu tudo bem e não precisei da ajuda de ninguém, quando fiquei de pé a terapeuta disse-me para meter a canadiana na altura certa (baixei-a um pouco para a descida ser mais simples), mas sem qualquer apoio, eu não estava a conseguir encontrar um ponto de equilíbrio, por isso ela teve de vir para perto de mim e segurar-me ligeiramente, mesmo assim não foi fácil e se demorasse mais algum tempo tinha-me desequilibrado muito, voltámos depois para o ginásio e acabei o meu treino a andar nas barras, sem qualquer apoio e com as mãos nos bolsos.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito produtivo e com experiências novas que são fundamentais para mim. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...