Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Fisioterapia 135º dia (29 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje reforcei o enchimento que tinha feito ontem na prótese direita, consegui sentir muito bem a diferença e com isso acabei por fazer um treino extremamente cansativo e exigente.

Ontem tinha colocado uma pequena toalha dobrada em 4 para fazer o enchimento da prótese direita, como não tinha sido o suficiente hoje coloquei mais uma, senti logo que o vazio estava bem preenchido e fui para a fisioterapia. No hospital comecei por descer a rampa e fui até ao ginásio, a pedaleira de braços estava ocupada, por isso fui até às barras treinar o equilíbrio na tábua de Freeman e estive a fazer vários exercício, no primeiro apenas estive equilibrado em cima da tábua, a seguir a terapeuta deu-me a bola de futebol de praia para eu a enviar contra a parede, este exercício também foi feito em cima da tábua, não é simples, tive de me preocupar com o equilíbrio, enviar a bola contra a parede e segura-la de seguida, correu bastante bem e até cheguei a conseguir enviar a bola 7 vezes sem me apoiar uma única vez, a seguir saí de cima da tábua, e estive a andar com a bola nas mãos e os braços esticados para cima da cabeça, para este exercício a terapeuta também me tinha pedido para dar a volta dentro das barras, mas não é possível, as barras são estreitas e quando tentava dar a volta acabava por bater num dos lados, tirando isso o exercício correu bem, consegui atravessar as barras algumas vezes sem precisar de me apoiar, quando acabei os exercícios nas barras fui até à pedaleira de braços, coloquei a força um pouco a cima dos 4 e fiz 1000 pedaladas, acabei bastante cansado, muito mais do que o normal, possivelmente a frequência cardíaca estava muito elevada (embora não faça fisioterapia com o frequencímetro, uso-o em todos os treinos de ginásio e canoagem, por isso dá para ter uma noção) e fui descansar uns 5 minutos.

Após o descanso fui até ao corredor grande com uma canadiana, ao chegar lá larguei-a e fiz o corredor várias vezes sem apoios, entretanto chegou a terapeuta com a bola, deu-ma e eu tive de andar a dribla-la, comecei com a bola na mão esquerda, no início fui tendo algumas dificuldades mas aos poucos fui conseguindo e até melhorei em relação a ontem, quando cheguei ao fundo do corredor dei a volta e comecei a driblar com a mão direita, é ligeiramente mais fácil de controlar a bola e consegui andar um longo percurso sem me apoiar uma única vez, depois fizemos outro exercício, a terapeuta ia à minha frente e fomos passando a bola um ao outro, fiz o corredor para os dois lados, a seguir ela passou para o meu lado e começamos a fazer o mesmo exercício, mas desta vez os passes eram laterais, fomos assim até meio do corredor, nessa altura tinha de passar ao lado de outro amputado, mas como me sinto muito inseguro quando ando afastado da parede preferi continuar apenas a andar, sem fazer o exercício com a bola, a partir dali fui andando aos ziguezagues, atravessando o corredor de um lado para o outro várias vezes, curiosamente acabo por andar um pouco melhor se for afastado da parede, mas como me sinto muito inseguro prefiro não arriscar, no fim deste exercício a terapeuta foi até ao ginásio e eu depois de fazer mais duas vezes o corredor agarrei na canadiana e voltei para o ginásio, no entanto assim que estava a entrar no ginásio a terapeuta disse-me para não andar muito mais porque já ia-mos dar mais uma volta, larguei a canadiana e começamos a andar, fizemos os corredores pequenos, neles não precisei de me apoiar e fiz bem as curvas, no corredor grande fui sempre pelo lado direito, é tipo marquise, com vidros, alumínio e neste lado não tem corrimão, a meio já se notava bastante o cansaço, também começavam-me doer as costas e precisei de tocar nos vidros muitas vezes, a seguir atravessamos a sala de espera do ginásio grande, estava cheia de doentes e eu tive de passar mesmo pelo meio, é muito complicado, não consegui dar muitos passos sem estar apoiado na mão da terapeuta, passámos depois pelo meio do ginásio grande, nesta parte já me doíam bastante as costas, estava muito cansado e até já tinha dificuldade em avançar a prótese direita, saímos depois para o pátio e finalmente entrámos no nosso ginásio, cheguei ao fim completamente de rastos, já nem conseguia andar em condições e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito preenchido e extremamente cansativo, mas consegui fazer tudo, o enchimento da prótese direita ficou muito bom e ajudou-me a andar mais equilibrado. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...