Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fisioterapia 127º dia (16 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltei a ter um dia muito produtivo, parte do treino foi igual ao de ontem e voltei a fazer algo que já não fazia à algum tempo.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a força no 4,5 e fiz 1500 pedaladas, a seguir levantei-me e fui até ao pátio, desci pelo degrau com as duas canadianas, encostei uma delas e fui para o circuito dos pinos, andei até meio e a terapeuta já não me deixou acabar, disse-me para ir com ela para um lado do pátio treinar o baixar e o levantar do chão só com uma canadiana, fiz o mesmo que tinha feito ontem, mas a terapeuta na descida meteu uma almofado por baixo do meu joelho esquerdo, assim não batia com força no chão e não voltava a furar as calças, a descida acabou por ser muito suave e nem precisava de almofada, já para subir tudo foi diferente, tentei fazer o mesmo que tenho feito, estiquei a prótese esquerda, apoiei a ponta do pé no chão e tentei fazer força contra o chão para depois me levantar, no entanto não foi isso que aconteceu, tentei várias vezes, o pé da prótese esquerda nunca chegou a prender no chão, fui rastejando para trás com os joelhos das duas próteses e numa das vezes bati com o joelho da esquerda com muita força no chão, até lá ficou uma marca azul da tinta das calças, como consequência destas tentativas falhadas fiquei com as calças cheias de pequenos furos (acho que não vou ganhar para calças), só me restava uma solução para me levantar, a ajuda da terapeuta, ela meteu o pé dela encostado ao pé da próteses esquerda, assim já não escorregava e consegui subir, no entanto o pé da prótese ficava em cima do pé da terapeuta, tive de passar todo o peso para o lado direito e retirei a prótese esquerda de cima do pé da terapeuta, depois disso levantei-me normalmente, fomos a seguir para outro lado do pátio treinar o equilíbrio afastado da parede, já à muito tempo que não treinava desta forma, estava muito inseguro e com dificuldade em encontrar um ponto de equilíbrio, quando finalmente consegui a terapeuta foi colocando uma bola em várias posições e eu tinha de lhe tocar, foi complicado mas aos poucos fui conseguindo, a seguir ela foi-me passando a bola, eu para lhe passar a bola tinha de esticar os dois braços e lança-la de cima da cabeça, era muito difícil, estava muito inseguro e uma vez estava mesmo a ver que me desequilibrava para a frente, mas acabei por me conseguir equilibrar, no fim do treino de equilíbrio a terapeuta deu-me a mão para eu andar sem apoios, nos primeiros passos apoiei-me na mão dela, mas aos poucos fui-a largando e atravessei todo o pátio sem me apoiar nela, na outra ponta tentei dar a volta para o lado esquerdo e quase que conseguia, só me faltou mais um passo, seguimos depois até à entrada para o ginásio e raramente toquei na terapeuta, para subir o degrau da entrada para o ginásio apenas me apoiei na porta, depois voltei a andar sem apoios, consegui fazer a curva para o lado esquerdo e fui assim até chegar às barras, nas barras estive pouco tempo a treinar o equilíbrio, estava bastante cansado e fui-me sentar na marquesa, entretanto começou a visita médica e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito intenso e no geral muito positivo. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...