Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Fisioterapia 133º dia (27 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou mais uma semana de fisioterapia, o dia foi muito positivo e cansativo, para além disso também já começo a sentir que algo precisa de ser feito na prótese direita.

Comecei por descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a força no 4 e fiz 1000 pedaladas, a seguir levantei-me agarrei uma canadiana e fui até ao corredor grande, quando lá cheguei larguei-a e estive a andar sem apoios, fiz todo o corredor cinco vezes sem lhe tocar, à excepção das voltas que fiz sempre apoiado, na sexta vez que atravessei o corredor, ao chegar quase ao fim comecei a acelerar bastante, tentei abrandar e não consegui, acabei por ter de me apoiar no corrimão para conseguir voltar ao ritmo normal, a seguir fui até ao ginásio porque estava na hora da visita médica, mas aproveitei para treinar o equilíbrio nas barres, em cima da tábua de Freeman.

Quando a visita médica acabou fui até ao corredor grande, ao chegar lá voltei a largar a canadiana e comecei a andar novamente sem apoios, entretanto chegou lá a terapeuta e estivemos a fazer o mesmo treino que fizemos na sexta-feira, ela ficava à minha frente, passava-me a bola e eu passava para ela, isso sempre a andar e sem parar, fui conseguindo fazer esse exercício, mas com algumas dificuldades de equilíbrio, ao chegar ao fundo do corredor dei a volta para trás, mas precisei de me apoiar duas vezes no corrimão, a seguir fizemos novamente todo o corredor da mesma forma, mas fui-me desequilibrando várias vezes e sempre que isso acontecia tinha de me apoiar no corrimão, voltei novamente a dar a volta, mas desta vez com a bola na mão e não precisei de me apoiar, no exercício a seguir a terapeuta deixou de ir à minha frente para passar a ir ao meu lado e eu tinha na mesma de lhe passar a bola, este exercício era mais difícil, eu precisava de virar a cabeça para o lado, no entanto quando o fazia todo o corpo virava, perdia o equilíbrio e tinha de me apoiar logo, à medida que ia avançando fui melhorando nesse aspecto, mas também se foi notando cada vez mais um problema com a prótese direita, já tinha reparado na sexta-feira, mas hoje notou-se muito mais, já começa a ficar bastante larga, isso não ajuda nada no equilíbrio e no avanço da prótese direita, para além disso e como estava muito calor eu acabava por escorregar dentro da prótese, quando chegámos ao fundo do corredor dei mais uma vez a volta e fizemos outro exercício, neste a terapeuta também ia ao meu lado, mas já não me passava a bola, eu tinha de esticar o braço para a agarrar, enquanto a terapeuta ia colocando a bola numa posição diferente, mais à frente ou atrás, mais alta ou baixa, no início fui conseguindo, mas a meio já me tinha de apoiar em quase todos os passos, estava a escorregar cada vez mais dentro da prótese direita e também já estava muito cansado, pois era a décima vez que fazia todo o corredor, acabei por fazer o corredor até ao fim apenas a andar sem apoios e seguimos depois até à rua, lá voltei a andar sem apoios, mas nesta parte o piso é de alcatrão, não escorrega nada e era ligeiramente a descer, para além disso também não tinha um apoio sempre à mesma altura, o que dificultava bastante, este treino não correr nada bem, tive muitas dificuldades em tudo, apoiei-me muitas vezes e mesmo ao dar a volta para trás tive dificuldades, costumo rodar sobre a prótese direita, mas ali no alcatrão não conseguia rodar porque o piso era muito aderente, para acabar o treino fizemos o caminho até ao ginásio sem apoios e já lá dentro tive de passar por uma parte bastante estreita, acabou por correr bem e acabei o treino quando cheguei ao standing.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, os problemas com a prótese direita já me começam a afectar um pouco, por isso vou ter de falar com o técnico para se resolverem o mais rápido possível, tirando isso, o treino foi muito positivo. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...