Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 28 de junho de 2011

Fisioterapia 134º dia (28 - 06 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Devido ao problema que me afectou o treino de ontem, a prótese direita estar a ficar muito larga, decidi improvisar um enchimento enquanto não volto à casa ortopédica.

Ao calçar as próteses em casa lembrei-me de colocar um enchimento na prótese direita, coloquei uma pequena toalha dobrada em 4 e fui assim para o Hospital, quando lá cheguei desci a rampa e fui até ao ginásio, ao chegar lá a pedaleira de braços estava ocupada, por isso estive a treinar o equilíbrio com a tábua de Freeman nas barras, foi um treino básico, apenas estive em cima da tábua, sem bola e sem fazer mais movimentos, estive por ali apenas uns 10 minutos, de seguida agarrei uma canadiana e fui dar uma volta, saí para o pátio, dei por lá uma volta e segui até ao corredor grande para andar sem apoios, no inicio tive algumas dificuldades em me adaptar à prótese direita por causa do enchimento que coloquei, estava a ser mais difícil avança-la e isso interferia com o equilíbrio, mas fui andando e quando estava quase a chegar ao fundo do corredor chegou lá a terapeuta com uma bola de futebol de praia, acabei por fazer o resto do corredor, dei a volta e fiz novamente todo o caminho até ao início do corredor, ao chegar lá a terapeuta deu-me a bola e eu tinha de dribla-la, como se fosse uma bola de basquetebol, era muito difícil coordenar todos os movimentos, ou me concentrava em andar ou então em driblar a bola, mas aos poucos fui conseguindo dar mais passos sem me apoiar e cheguei a fazer algumas séries de passos bastante razoáveis, com cerca de 20 a 30 pequenos passos, fiz todo o corredor para os dois lados e as curvas foram feitas com a bola na mão e consegui sem me apoiar, quando acabei esse exercício a terapeuta disse-me para ficar ali a descansar um pouco que ela ia até ao ginásio orientar os outros amputados.

Até à chegada da terapeuta estive a fazer um exercício de equilíbrio, rodar a bola à volta da cintura sem me apoiar, rodei-a 25 vezes para cada lado sem parar e sem me apoiar, de seguida comecei a andar com as duas mãos a segurar a bola, é muito mais difícil andar assim, os desequilíbrios são maiores, mas consegui fazer todo o corredor sem me apoiar, ao chegar ao fundo a terapeuta chegou lá e estivemos a fazer mais alguns exercícios, no primeiro a terapeuta ia à minha frente, mandava a bola contra o chão para depois eu a apanhar, depois eu fazia o mesmo, neste exercício dava um passo e tinha de parar, aos poucos a terapeuta foi aumentando o ritmo e eu tive de continuar sempre a andar, no segundo exercício ela continuava à minha frente, mas começámos a passar a bola directamente, sem bater primeiro no chão, no terceiro a terapeuta ia ao meu lado e passava-me a bola, eu também tinha de a ir passando para ela, este exercício já era mais difícil e por vezes aproximava-me tanto da parede que tinha de me apoiar, por último fizemos um exercício muito mais difícil e neste precisei de me apoiar várias vezes, tive de andar com a bola nas duas mãos, mas desta vez as mãos iam levantadas por cima da cabeça, o que dificultava muito mais, quando acabei este exercício agarrei a canadiana, fui até ao ginásio e ao chegar lá acabei o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, o enchimento que tinha colocado na prótese direita ajudou um pouco no treino sem apoios, mas ainda não foi o suficiente, de qualquer forma o treino foi bastante positivo. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...