Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Fisioterapia 98º dia (29 - 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia de fisioterapia desta semana e foi possivelmente o dia em que trabalhei mais e me cansei mais, acabou também por ser o dia em que treinei mais só com uma canadiana e com bons resultados.

Já fui ligeiramente atrasado para a fisioterapia, o sr que me vem buscar todos os dias acabou por se atrasar, por isso, assim que cheguei ao hospital comecei logo a trabalhar sem descansar nada, desci a rampa e fui para o ginásio, lá pousei a minha mala e fui de imediato para o pátio, a terapeuta já lá tinha o circuito dos pinos, hoje era um circulo, fui contornando-os alternadamente e sempre com uma canadiana levantada, dei assim 4 voltas, ao fim de cada uma trocava a canadiana com que me apoiava, também alterei o sentido das voltas, duas no sentido do relógio e as outras duas para o outro lado, quando acabei as voltas já estava cansado e com algumas dores nas costas, por isso fui até ao ginásio e sentei-me um pouco, mas sentei-me na cadeira da pedaleira de braços, assim enquanto descansava as costas trabalhava os braços, fiz 1500 pedaladas com a força no 4,5, ou melhor, 1400 no 4,5, mais 75 nos 5 e as últimas no 7, acabei a transpirar por todos os lados, até o silicone da prótese esquerda ficou molhado (quando o tirei em casa estava cheio de água).

Ao fim de alguns minutos fui com a terapeuta dar uma volta, ao sair do nosso pavilhão ela disse-me para ir só com uma canadiana, como tinha de subir logo a rampa e é bastante inclinada, acabei por subir agarrado ao corrimão, a partir dali fui sempre só com uma canadiana, a outra era a terapeuta que a levava, começamos por seguir em frente e antes do Pavilhão das Consultas Externas viramos à esquerda, a seguir tinha duas rampas, na primeira a inclinação não era muito acentuada e tinha 2 corrimões, a segunda não tinha corrimões e era muito inclinada, na primeira vez que as subi fui com a canadiana na mão direita, subi a primeira rampa relativamente bem e nunca precisei de me apoiar nos corrimões, na segunda rampa tive bastantes dificuldades e custou-me a chegar ao cimo, já me doíam bastante as costas e o pulso direito, para descer a primeira rampa não consegui só com uma canadiana, era muito inclinada, mas a outra já desci relativamente bem, voltei depois a subir as duas rampas mas com a canadiana na mão esquerda, curiosamente acabou por correr ainda melhor, pensei que fosse muito mais difícil, na segunda rampa nem tive dores nas costas nem no pulso, para descer já foi mais difícil, acabava por deixar sempre a prótese direita um pouco para trás, dessa forma sentia-me mais seguro, depois voltamos para o nosso ginásio, quando o caminho era a direito andei só com a canadiana na mão direita, já andei muito melhor, mais rápido e com os passos mais certos, felizmente também nem tive aqueles sintomas do problema vascular do braço esquerdo, entretanto o sr que me vai buscar chegou e eu acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, fiquei mesmo muito cansado, à medida que ia andando só com uma canadiana ia sentindo a água que estava dentro do silicone por causa do suor, mas foi um dia muito positivo, já me começa a passar pela cabeça deixar de vez uma canadiana enquanto treino. Bom fim de semana a todos e muito obrigado.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...