Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Fisioterapia - 85º dia (08- 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Com o treino de hoje acabou mais uma semana de fisioterapia, foi um dia diferente do habitual em que para além do treino teve também um passeio.

Comecei por descer a rampa e ir para o ginásio, estive por lá apenas até à terapeuta chegar, a seguir fui para o pátio, fiz o circuito dos pinos, hoje estavam colocados de forma a fazer uma curva de 180º, fiz o percursos duas vezes e só com uma canadiana, alternando de mão no fim de cada percurso, entretanto a terapeuta disse-me para andar de lado, tinha de atravessar todo o pátio, em largura, atravessei-o quatro vezes e não tive dificuldades, a seguir sentei-me um pouco num dos bancos que lá estão, consegui-me sentar sem problemas, assim como levantar-me depois, já tenho menos dificuldades em me sentar e levantar, mesmo quando são cadeiras mais baixas, depois aproveitei para treinar mais um pouco no degrau da entrada do pátio para o ginásio, estive quase a arriscar a levantar as canadianas para descer assim o degrau mas ainda não foi desta.

Mais tarde a terapeuta disse-me a mim, assim como a vários amputados para ir-mos subindo a rampa porque íamos todos dar um passeio pelo hospital, éramos cinco amputados, quatro já com prótese(s) e outro ainda com uma ortopróteses, ele chegou à pouco tempo ao serviço de Amputados e por isso ainda não tem prótese, no entanto já se desenrasca muito bem, lá fomos todos dar o passeio, subimos a rampa e virámos à esquerda, essa parte está fechada à circulação automóvel (mas existem lá muitos carros estacionados), o terreno é a direito e sem dificuldades pelo caminho, andamos cerca de 100 ou 200 metros e tivemos de voltar para trás, um dos amputados estava com dificuldades, cansado e com dores no pé, possivelmente porque depois de receber a prótese começou a fazer uma carga muito grande sobre o pé e aos poucos o pé vai-se ressentindo, é por isso que devemos ter muita atenção às transferências de peso e nunca fugir com o peso à prótese, isso nos casos em que só há uma amputação e não as duas como e o meu caso, mesmo assim eu divido muito bem o peso para não originar problemas na postura e nas costas, voltamos todos para trás e acabei depois o meu treino no ginásio.

Hoje o dia foi mais descontraído, deu para treinar e passear, só não deu tempo para ir às escadas mas na próxima semana certamente irei treinar bastante nas escadas, bom fim de semana a todos e muito obrigado.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...