Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fisioterapia 97º dia (28 - 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia completamente diferente do de ontem, foi baseado praticamente só em treinos de equilíbrio.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui logo para as barras no ginásio, no início apenas estive a treinar o equilíbrio estático, a seguir a terapeuta trouxe uma bola, enviava-a para mim, eu tinha de dar um passo em frente com ela nas mãos e envia-la para ela, é muito complicado, foram poucas as vezes que consegui dar o passo em frente, manter-me apoiado e enviar de volta para a terapeuta, no exercício seguinte a terapeuta enviava-me a bola, eu tinha de a agarrar e tentar atravessar as barras com ela na mão, só depois enviava para a terapeuta, nunca consegui mas numa das tentativas só me desequilibrei no fim, quando só tinha de parar e passar a bola, no exercício a seguir estava parado no meio das barras e tinha de passar a bola à volta do corpo, também tive de levantar os braços, sempre a segurar na bola e por fim olhar e rodar o corpo ao máximo para ambos os lados, nestes exercícios não tive problemas, os últimos exercícios que fiz nas barras foram na tábua de freeman, primeiro com ela de lado, coloquei-me em cima dela e com a tábua nessa posição tenho de controlar o equilíbrio lateralmente, pois ela inclina para ambos os lado, acabei por conseguir estar algum tempo equilibrado, cerca de 1 minuto sem tocar nas barras, já com a tábua de freeman de frente, foi muito difícil, aqui a diferença de altura entre as duas próteses (que me ajuda a andar) acaba por dificultar o equilíbrio, senti um enorme cansaço no coto da perna esquerda e nas costas, não devo ter aguentado mais de 5 segundos sem me voltar a apoiar nas barras, fui depois sentar-me um pouco e descansar.

Mais tarde foi a visita médica, está tudo bem com a minha evolução, os médicos ainda me disseram para andar um pouco para eles verem e a terapeuta disse-me para andar só com uma canadiana, mas não era com ela levantada como habitualmente faço mas sim sem ela, acabei por me sentir bem, nunca me desequilibrei e eles ficaram satisfeitos com os meus progressos, com o fim da visita médica acabou também o meu dia de fisioterapia.

Acabou por ser um dia muito diferente do habitual mas não menos cansativo, principalmente para as costas e para o coto do lado esquerdo (o único que tenho), mas foi um treino muito bom e muito importante para continuar a evoluir. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...