Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 5 de abril de 2011

Fisioterapia - 82º dia (05- 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

A minha semana de fisioterapia só começou hoje, como tinha dito na sexta-feira ontem fui fazer um exame de rotina. Na fisioterapia correu tudo bem, treinei bastante sem canadianas e consegui fazer bons tempos nas escadas.

Comecei o meu dia a descer a rampa, já sem o desconforto provocado pelas dores, desci normalmente e fui para as barras, aproveitei para rodar um pouco a prótese um pouco para dentro e a seguir treinei o equilíbrio com a bola, estive durante alguns minutos a envia-la contra a parede e também a roda-la à volta da cintura, em seguida fui para o pátio, o percurso de hoje era simples, apenas tinha os pinos para os irmos contornando, fiz esse percurso só com uma canadiana, para um lado fui com ela na mãe direita e depois na mão esquerda, hoje deu para perceber claramente que faço melhor as curvas com a canadiana na mão esquerda, a seguir estive a andar com as duas canadianas levantadas, comecei no pátio e consegui dar alguns passos, fui depois para o corredor e estive por lá algum tempo, já me sinto mais seguro e os passos já saem mais certos, no entanto acabo por compensar bastante com a anca do lado direito, ou seja, sempre que avanço a prótese do lado direito acabo por fazer bastante força lateral no encaixe da prótese e isso torna a marcha menos natural, mas por agora não estou muito concentrado em corrigir esse aspecto.

Mais tarde fui com outro amputado e com a terapeuta para as escadas, desde sexta-feira que não andava com as próteses, tinha-me resguardado para que todos os problemas se resolvessem, por isso sabia que ia ser difícil melhorar os meus tempos (3m14s a descer e 2m20s a subir), logo no primeiro degrau demorei muito tempo, a prótese esquerda estava ligeiramente rodada para dentro e já não estava a conseguir colocar o joelho da prótese na posição que me sinto confiante, aos poucos fui melhorando e no terceiro vão de escadas já correu tudo normalmente, acabei por fazer o meu segundo melhor tampo das primeiras tentativas, 3m45s, a subir correu melhor, ter a prótese rodada já não interfere tanto, acabei por demorar 2m50s, entretanto descansei um pouco enquanto o outro Sr. subiu e desceu as escadas para o primeiro andar, na segunda tentativa já foi tudo diferente mas não consegui bater o meu record, a diferença foi mínima 2 segundos mais lento, demorei 3m16s, na subida igualei o meu melhor tempo, 2m20s, tendo em conta que foi o primeiro dia da semana fiquei bastante satisfeito e sinto que posso melhorar na descida, a subir vai ser muito difícil reduzir o tempo, por último voltamos para o nosso pavilhão e a terapeuta disse-me para andar um pouco sem canadianas, dei alguns passos sem colocar as canadianas no chão, consegui andar alguns 4 ou 5 metros seguidos e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, nas escadas correu bem e já me vou sentindo mais segura a andar sem apoios. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...