Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fisioterapia - 88º dia (13- 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive mais fácil que o de ontem, aproveitamos para dar uma passeio pelo hospital, passeio esse onde tivemos de passar por uma rampa grande, um corredor cheio de pessoas e escadas.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até ao ginásio, já lá estava a senhora biamputada que também lá esteve ontem, aproveitamos para falar bastante enquanto eu ia treinando nas barras e ela na marquesa, é sempre muito bom trocar experiências, ela é uma daquelas pessoas que no início preferiu não ter próteses e agora, muitos anos mais tarde, mentalizou-se que queria ter umas próteses e já começou a treinar, por vezes estas situações acontecem e o primeiro passo para começar a fazer o treino e depois as receber é o mais difícil e por ela esse passo foi dado agora.

Mais tarde fui com a terapeuta, outro biamputado (abaixo dos joelhos) e um amputado, fomos os quatro dar uma volta pelo hospital, subimos a rampa, fomos em frente em direcção às consultas externas e viramos à direita, nessa parte tínhamos uma rampa muito grande e inclinada, eu fui descendo na frente, a seguir vinha o outro biamputado e por último o amputado com a terapeuta, ele tem muito mais dificuldades, a meio da rampa há uma curva à esquerda e a partir daí a inclinação aumenta bastante, nessa parte já tive mais dificuldades por causa do joelho da prótese direita, quando a inclinação é muito acentuada, ao apoiar totalmente o pé da prótese no chão o joelho tem tendência para destrancar e isso causa grandes desequilíbrio, felizmente nunca caí, no fundo da rampa viramos à direita e enquanto os outros descansavam eu continuei com a terapeuta, subimos uma pequena rampa para entrar no serviço de oftalmologia, passei no corredor que estava cheio de pessoas e subi as escadas para o primeiro andar, estas são aquelas escadas de ferro com piso de borracha preta em que a terapeuta contabilizava o meu tempo e que demorei 56 segundos a subir, hoje subi mais devagar e correu bem, depois esperei ali enquanto a terapeuta foi buscar os outros, quando chegaram fomos todos para o nosso pavilhão, voltei a ir eu à frente, tanto na parte que é a direito como nas rampas.

Já no nosso serviço estive a falar mais um pouco com a senhora biamputada até ela se ir embora, depois entrei no nosso ginásio, estive a treinar no degrau para o pátio e por último estive a treinar um pouco com as canadianas levantadas, já correu um pouco melhor que ontem mas ainda não consegui andar tanto como já fiz anteriormente.

Foi assim o meu dia, deu para aproveitar o dia de sol, treinar nas rampas e subir escadas, só não deu para descer escadas mas isso certamente fica para amanhã. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...