Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Fisioterapia 90º dia (15 - 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Com o dia de hoje acabou mais uma semana de fisioterapia, foi o dia em que andei mais pelo hospital, deu para treinar nas rampas, escadas e vários tipos de piso.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui até ao ginásio, mas acabamos por sair logo do ginásio para começar a dar uma volta pelo hospital, fui eu, a terapeuta e mais dois amputados, começamos por subir a rampa e seguimos em frente, em direcção ao Pavilhão das consultas Externas, logo a seguir a esse pavilhão existe uma rampa bastante inclinada, eu fui sempre na frente e esperei pelos outros amputados no cimo da rampa, quando eles chegaram ao pé de mim virámos à esquerda e fomos em direcção ao Pavilhão do Raio X, ao chegarmos lá eles sentaram-se a descansar e eu comecei a descer as escadas com a terapeuta, no início não estava a descer muito bem, nos últimos tempos tenho tido algumas dificuldades em controlar o joelho esquerdo, nos últimos degraus já desci um pouco melhor, entretanto esperei pelos outros dois amputados e a seguir fizemos dois corredores, no fim deles estava uma porta, ao passa-la verifiquei que estamos no primeiro andar do serviço 11, é aquele serviço onde fui à dias e que subi as escadas até ao 2º andar, ao sair da porta tinha um degrau, consegui desce-lo de frente, depois comecei a descer as escadas para o R/C, estas já correram melhor que as outras e a terapeuta deixou-me depois quando faltavam cerca de 8 degraus para o fim, ela foi buscar os outros amputados e eu aproveitei para descer o resto sozinho, os primeiros 4 degraus correram bem, mas nos 3 a seguir tive mais dificuldades, por último e depois de sairmos do pavilhão fui andando para o nosso ginásio, ao todo demoramos 1h20m, se eu fosse sozinho talvez nem 30m demorasse, mas tinha de esperar pelos outros.

Mais tarde fui andar para o pátio, fiz o circuito dos pinos para os dois lados, ao voltar estava a utilizar o apoio da canadiana na mão esquerda e aproveitei para seguir em frente, dar a volta à palmeira que existe lá no pátio e fui até à porta do ginásio, treinei algumas vezes no degrau para o ginásio, por último fui para perto da parede como ontem, virei-me de costas para ela e levantei as duas canadianas, também estive a fazer a transferência de peso para o lado esquerdo, só não encostei as canadianas porque a terapeuta não estava ao pé de mim, acabei depois o meu treino no ginásio.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, grande parte do dia foi passado fora do nosso serviço e acabou por ser um treino muito completo. Muito obrigado a todos e bom fim-de-semana.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...