Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fisioterapia 96º dia (27 - 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia muito cansativo, treinei bastante o sentar e levantar de várias alturas, também demos mais um passeio pelo hospital nesse passeio andei muito só com uma canadiana.

Comecei o meu dia a descer a rampa, fui para as barras no ginásio e estive a treinar o equilíbrio, logo de seguida e como uma das marquesas estava livre a terapeuta baixou a altura dela e disse-me para me sentar, para mim ainda é difícil sentar-me em sítios baixos e como era de esperar tive algumas dificuldades, comecei por destrancar o joelho direito e com o joelho esquerdo encostado à marquesa fui-me sentando devagar, no entanto a dada altura o joelho trancava e já não me conseguia sentar, aconteceu duas vezes e voltei-me a levantar, na terceira tentativa aconteceu o mesmo mas mais em baixo e já foi possível sentar-me, ainda que de uma forma um pouco brusca, para me levantar voltei a fazer o mesmo de sempre, meto uma canadiana na mão esquerda, estico a prótese esquerda e com a mão direita na marquesa rodo para o lado direito e levanto-me, ficando praticamente de frente para a marquesa, depois agarro na outra canadiana e endireito o corpo, voltei depois a sentar-me varias vezes e a cada vez a marquesa estava mais alta, na última vez tive de fazer força nas canadianas para conseguir subir para cima da marquesa que estava bastante alta, também não foi fácil porque àquela altura não consigo destrancar o joelho direito e ao tentar-me sentar na marquesa a prótese direita acaba por não ir o suficiente para dentro e não fico bem sentado, mas depois corrijo e sento-me normalmente, para me levantar era mais fácil, àquela altura bastou-me colocar o pé da prótese esquerda no chão e inclinar-me para a frente pois ficava logo de pé.

Mais tarde fui com mais dois amputados e a terapeuta dar uma volta pelo hospital, subimos a rampa e virámos à esquerda, fomos em direcção as edifício que dá ao Serviço 11 e subimos as escadas até ao 1º andar, eu subi com as duas canadianas e a terapeuta disse-me para subir o mais rápido que conseguisse, depois para passar a porta tive de a empurrar para a abrir e subir o degrau sozinho, apoiei-me na porta para o fazer e subi sem problemas, depois há dois corredores e tive de os atravessar só com uma canadiana, no primeiro o chão escorregava muito mas era a direito, no segundo já não escorregava tanto mas era a subir, já à muito tempo que não tentava subir apenas com uma canadiana, acabei por conseguir mas só tive de ir trocando a canadiana de mão por causa do problema do braço esquerdo, no fim dos dois corredores tivemos de subir umas escadas, voltei a subir rapidamente(o mais rápido que consigo), lá em cima estávamos ao pé do serviço de Raio X, saímos para o pátio e voltei a andar só com uma canadiana, nesta parte o piso não escorregava e era a descer, foi andando o melhor que conseguia mas com o cansaço já estava com algumas dificuldades, sempre que tinha a canadiana na mão direita o braço esquerdo ressentia-se e começava a ficar roxo, depois com a canadiana na mão esquerda o problema já era outro, tenho tendência para rodar para o lado esquerdo e tenho de andar sempre a tentar compensar, descer só com uma canadiana também não é fácil e cheguei a uma parte em que já me desequilibrava bastante e a partir daí fui sempre com as duas canadianas, depois descemos a rampa perto da entrada do hospital, passamos à frente das Consultas Externas e voltamos para o nosso ginásio, ao chegar lá sentei-me outra vez na marquesa e acabei por ali o meu dia de fisioterapia.

Foi assim o meu dia, muito preenchido, o treino na marquesa assim como andar só com uma canadiana foi muito produtivo, agora vamos começar a insistir mais nesses aspectos, principalmente no treino só com uma canadiana e depois sem nenhuma mas apoiado na mão da terapeuta. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...