Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Fisioterapia - 83º dia (06- 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje esteve um dia muito bom e aproveitamos para dar uma volta pelo hospital, volta essa que tinha vários obstáculos como escadas e sítios estreitos por onde tivemos de passar.

Comecei o dia na rampa, desci-a normalmente, fui até às barras e treinei um pouco o equilíbrio, em seguida fui para o pátio, a terapeuta hoje não fez nenhum circuito com os pinos, por isso apenas tentei andar com as duas canadianas levantadas, mas hoje sem grandes resultados, penso mesmo que nunca dei mais de 4 passos sem apoiar uma ou as duas canadianas no chão, como os resultados não estavam a ser bons optei por treinar no degrau entre o ginásio e o pátio, desci e subi muitas vezes, no fim já quase não fazia força nas canadianas, já começo a sentir que consigo descer aquele degrau sem apoios, logicamente depois de descer tenho de me apoiar de imediato.

Mais tarde fui com a terapeuta e com mais dois amputados dar um passeio pelo hospital, começamos por subir a primeira rampa, descer a outra e seguir em direcção ao Pavilhão da Oftalmologia, depois das rampas e até às primeiras escadas fui só com uma canadiana, nas escadas a terapeuta disse-me para descer com as duas canadianas, estas são as que descia em pouco mais de 1m e que subia em 56s agarrado ao corrimão, com as canadianas é tudo diferente, estava com muito receio, pareciam ser mais altas e até dava a sensação que as canadianas poderiam escorregar, os primeiros degraus correram muito mal, mas aos poucos fui melhorando e os últimos já correram bem, depois passamos por um corredor cheio de pessoas, era estreito e tinha-mos de nos desviar algumas vezes, já na rua passamos entre dois carros e a parede, o espaço era muito pequeno, tive de passar de lado e com as canadianas mesmo ao lado do corpo, não me podia inclinar para a frente e tive mesmo de me encostar várias vezes na parede para conseguir passar, a seguir tivemos de subir uma escadaria de pedra, eram degraus muito largos, tanto na largura como no comprimento, isso facilitou bastante, subi tudo com as duas canadianas e sem problemas, depois percorremos todo o corredor e viemos dar ao ponto de partida, subimos a rampa, descemos a outra e acabamos depois o nosso treino já no ginásio.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito completo, com um grande passeio pelo meio e vários obstáculos para ultrapassarmos, todos nós temos de passar por situações destas quando vamos a algum lado, por isso não há treino melhor que este, enfrentar todas as dificuldades das barreiras arquitectónicas. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...