Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Fisioterapia 94º dia (21 - 04 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia de fisioterapia antes das mini férias da Páscoa, aproveitei por isso para dar uma volta muito grande pelo hospital, nessa volta treinei nas rampas, escadas e vários tipos de pisos, secos e molhados.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui até às barras, voltei a treinar o equilíbrio em cima da tábua de freeman, estive por ali cerca de 10 a 15 minutos, fui a seguir para a pedaleira de braços e voltei a fazer 1000 pedaladas com a força nos 4.5, cheguei ao fim muito cansado mas ao contrário de ontem, ainda conseguia fazer mais, entretanto aproveitei para descansar durante alguns minutos.

Mais tarde a terapeuta disse-me para irmos andando que ia-mos dar um passeio pelo hospital, inicialmente éramos para dar a mesma volta que tínhamos dado na semana passada com os outros amputados e que demoramos 1h20m, mas desta vez iríamos dar a volta ao contrário, mas acabamos por alterar a volta, começamos por subir a rampa e virar à esquerda em direcção ao pavilhão do serviço 11, subi os degraus até ao 1º andar, sempre com as duas canadianas, a seguir atravessamos dois corredores e chegamos a outras escadas, voltei a subi-las só com as canadianas, essas escadas iam dar a um pátio e posteriormente à rua já perto da entrada do hospital, nessa altura a terapeuta disse-me para seguirmos em frente, em vez de descermos logo a rampa que vai dar às consultas externas, ao seguir em frente tínhamos outra rampa, a que vai dar às antigas urgência de Neurocirurgia (serviço 12), a rampa estava molhadas e era bastante longa, já cheguei ao cimo um pouco cansado principalmente o coto da prótese esquerda, lá em cima demos a volta e descemos de seguida, ao descer canso mais os braços porque tenho de estar sempre a bloquear os movimentos para não acelerar demais e cair, acabei por descer sem dificuldades, depois descemos a outra rampa para as consultas externas e fizemos toda a recta até ao nosso serviço, acabei por demorar cerca de 40 minutos a dar essa volta toda mas já cheguei bastante cansado, sentei-me depois na marquesa e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, percorri o hospital praticamente de uma ponta à outra, treinei em vários tipos de piso, molhados e enxutos, lisos e irregulares, em rampas, escadas e com inclinação lateral, foi um treino muito completo, agora é tempo de descansar e recuperar energias até terça-feira, bom fim-de-semana a todos e uma Páscoa Feliz. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

1 comentário:

M. disse...

Norberto, cheguei ao seu blog através do blog do Eduardo.
Parabéns pela sua força, coragem, perseverança, capacidade de adaptação e resistência às adversidades!
Pessoas como o Norberto fazem-me ter vergonha de quem anda a lamentar-se por problemas nenhuns!
Força nisso, guerreiro!
Beijinhos,
Madalena

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...