Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 29 de março de 2011

Fisioterapia - 78º dia (29- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje de manhã voltou a chover, já não deu para treinar no pátio mas foi possível voltar a treinar na rampa e nas escadas com grande sucesso.

Ao chegar ao hospital estavam a cair umas pingas de chuva, a rampa estava toda molhada mas isso não me impediu de descer normalmente e sem problemas, o ginásio já estava aberto e eu fui logo para as barras, estavam lá dois pequenos barrotes de madeira, um em cima do outro, eu coloquei o pé da prótese esquerda em cima deles e subi com a ajuda das barras, a seguir tentei descer como se fosse um degrau, estando agarrado às barras consegui sempre sem problemas, tentei depois apenas agarrado a um dos lados mas não consegui, entretanto a terapeuta viu-me a tentar fazer aquilo e foi buscar dois degraus de ferro que existem no outro ginásio, eram degraus mais altos, as barras tornavam-se baixas mas não me impedi-o de tentar fazer o mesmo, no início apoiado nas duas barras e ao fim já consegui descer só apoiado num dos lados, o impacto era muito forte quando a prótese direita assentava no chão mas era muito bom descer dessa forma, a segui estive a treinar o equilíbrio com a bola, mandando-a contra a parede e rodando-a à volta do corpo, sempre sem me apoiar nas barras.

Mais tarde a terapeuta disse-me para ir subindo a rampa que ia-mos para as escadas, nessa altura não estava a chover mas a rampa continuava molhada, subi-a sem problemas e fomos até às escadas de ontem, estava concentrado em reduzir os meus tempos de ontem e tinha posto como meta reduzir pelo menos 1 minuto, ontem demorei 5m10s a descer e 4m56s a subir com 3 paragens para me desviar e deixar as pessoas passarem, na minha primeira tentativa de hoje demorei 5m01s a descer, estava muito cauteloso, a subir demorei 3m46s, na segunda tentativa quando estava a descer aconteceu algo inesperado, o joelho da prótese esquerda dobrou controladamente e apoiei a prótese direita sem dificuldade alguma no degrau de baixo, ou seja, com este "erro" acabei por descobrir uma nova forma de descer as escadas, com muita mais confiança e mais rápido, nesta segunda tentativa demorei 4m04s e posso melhorar bastante, fiquei bastante feliz e impressionado com esta nova forma de as descer, isso deu-me uma motivação extra para subir, acabei por demorar apenas 2m54s, com isto já reduzi mais de 1m a descer e quase 2m a subir, o que é excelente. Ao voltar para o ginásio desci a rampa aos ziguezagues, a seguir subi-a de lado com as canadianas, nunca tinha tentado subir a rampa de lado com as próteses, é muito difícil já cheguei ao cimo muito cansado mas não parei e comecei a descer, para descer ainda é mais difícil, aos poucos ia ficando com as próteses mais afastadas, a força feita nas canadianas era muito grande, já tinha os braços cansados e acabei por ter de me agarrar ao corrimão já ao chegar ao fundo, quando desço de lado não sinto confiança nenhuma no joelho esquerdo, dá sempre a sensação que vai destrancar e que com isso caia para a frente, por último fui para o ginásio e já não fiz mais nada, estava muito cansado, a suar muito e muito vermelho, o esforço foi enorme mas valeu a pena, os resultados foram excelentes.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, nunca pensei que melhorasse tanto e tão rápido os meus tempos, também se pode provar mais uma vez que a partir de um erro se podem descobrir coisas novas, foi o que aconteceu nas escadas. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

2 comentários:

Anónimo disse...

"Como a partir dos erros se pode aprender coisas novas". É uma grande verdade, Nor. Temos muito que aprender contigo. Obrigada.

Atena, a tal do Tibet :)

Ana Rita Pereira disse...

eu acredito em ti , és um Homem cheio de força, continua amigo

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...