Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 16 de março de 2011

Fisioterapia - 71º dia (16- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltou a estar um dia muito bonito, com sol e com pouco vento, voltei a treinar em todos os lados e consegui fazer excelentes tempos nas escadas.

Conforme faço todos os dias, hoje também comecei o dia a descer a rampa sem problemas e fui até ao corredor para andar sem apoios, estive por lá algum tempo, consegui dar alguns passos sem apoios e voltei a passar à frente da porta também sem lhe tocar, em seguida fui para as barras, estive por lá bastante tempo apenas a treinar o equilíbrio, estive quase para fazer uma nova aventura, dar um passo em frente com as mãos nos bolsos mas acabei por pensar duas vezes e não arrisquei, mas em breve irei tentar.

Mais tarde fui até ao pátio para fazer o circuito dos pinos, estavam alternados, alguns mais juntos e outros mais afastados, nos que estavam mais juntos tínhamos de passar de lado e nos outros de frente, fui sempre com as duas canadianas porque de lado não consigo andar só com uma, correu tudo bem, em seguida estive a andar só com uma canadiana, levantei a da outra mão e andei pelo meio do pátio, já consigo parar e voltar a andar no meio do pátio sempre só com uma canadiana, já em sinto bastante seguro, dei meia volta ao pátio e depois parei ao pé de outros amputados, a seguir voltei para as barras e voltei a treinar o equilíbrio durante mais algum tempo.

Quase no fim do treino e com pouco tempo para ir às escadas a terapeuta disse-me para ir andando para lá, fui às mesmas escadas dos últimos dias e voltamos a cronometrar os meus tempos, até agora o meu record era 1m38s a descer e 1m27s a subir, hoje desci duas vezes e subi duas vezes, na primeira vez demorei 1m27s a descer e 1m13s a subir, consegui melhorar em mais de 10s cada uns dos tempos, tal como tinha dito ontem, a segunda tentativa foi ainda mais rápida com tempos excelentes, desci em 1m17s e subi em 1m06s, amanhã irei tentar baixar de 1m a subir e tentar reduzir o tempo que demoro a descer, algo que eu reparo agora é que consigo ser mais rápido a subir ou a descer as escadas do que algumas das pessoas que têm as duas pernas, voltamos a seguir para o nosso pavilhão, a direito andei só com uma canadiana e as rampas fiz normalmente com as duas, já no nosso pavilhão fui até ao fundo e voltei só com uma canadiana e em seguida sem nenhuma, nesta fase a prótese esquerda estava ligeiramente rodada para fora, para além de estar rodada também não estava a conseguir apoiar bem o pé da prótese, isso desequilibrava-me um pouco e não estava a conseguir dar muitos passos sem apoios, muitas vezes nem dava três, acabei por ter de passar à frente de todas as portas apoiado na mão da terapeuta, acabei depois o meu treino já dentro do ginásio.

Foi assim o meu dia, mais concentrado no treino de equilíbrio e a andar sem apoios no corredor, nas escadas fiquei muito impressionado com os meus tempos, principalmente o da segunda descida, amanhã irei tentar reduzir ainda mais e pela primeira vez tentar baixar de um minuto. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...