Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 9 de março de 2011

Fisioterapia - 66º dia (09- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Depois de um dia de folga por causa do Carnaval, hoje foi dia de voltar ao trabalho, continuar a evolução que tem sido feita e experimentar coisas novas.

Ao chegar ao hospital desci a rampa normalmente e fui até ao corredor onde estive a andar bastante tempo sem apoios, no início estava a dar poucos passos mas aos poucos fui conseguindo evoluir e cheguei por uma vez ir de uma ponta à outra do corrimão sem lhe tocar. Quando o ginásio abriu fui lá dentro meter as minhas coisas e voltei para o corredor para andar mais um pouco sem apoios, à medida que o tempo ia passando ia conseguindo fazer sequências maiores de passos sem me apoiar mas quando o primeiro passo não sai bem o segundo ainda sai pior e tenho de me apoiar logo no corrimão, ainda assim aos poucos tenho vindo a conseguir evoluir, estive também a andar só com uma canadiana, encostei-me à parede no fundo do corredor e sempre afastado das paredes fiz todo o corredor, consegui dar passos ligeiramente maiores e sempre muito idênticos, um dos médicos até me disse que estou a andar mais rápido e a dar melhor os passos.

Fui em seguida para o pátio, voltei a fazer aquele slowlom entre os pinos apenas com uma canadiana, comecei com o apoio da do lado direito a outra estava levantada e a terapeuta ia-me a acompanhar, os pinos estavam mais próximos por isso era mais difícil fazer as curvas e ainda toquei num dos pinos, com a canadiana na mão direita tenho mais facilidade de fazer as curvas para a direita mas para a esquerda custam bastante, já com a canadiana na mão esquerda tenho mais dificuldades em fazer as curvas para a direita mas para a esquerda são um pouco mais simples, ainda assim com a canadiana na mão esquerda não a consigo meter ao lado do corpo, fica sempre à frente e por vezes até vai mais encostada ao lado direito.

Por último faltava-me ir para as escadas, fui andando e enquanto esperava pela terapeuta voltei a treinar na rampa pequena só com uma canadiana, consegui subir e descer um pouco melhor, já me vou sentindo mais confiante e isso ajuda bastante, entretanto decidi fazer outra experiência, fazer o mesmo mas na rampa grande, nela existe um corrimão no nosso lado direito quando se desce, como eu desço sempre com a canadiana na mão direita não dava jeito, ainda assim meti a canadiana na mão esquerda e arrisquei, consegui dar apenas cerca de 5 passos e depois tive de me agarrar ao corrimão, voltei a tentar e só dei mais uns 3, acabei por descer o resto agarrado ao corrimão, para subir o corrimão já estava no lado certo, tentei subir mas no início também precisei de me agarrar ao corrimão, mas a partir de meio já subi sem me apoiar nele, desci mais uma vez e voltei a subir, desta vez nunca toquei no corrimão mas já cheguei ao cimo com dores nas costas, entretanto a terapeuta chegou e fomos para outras escadas onde nunca tinha ido, estas são na parte das consultas do Pavilhão de Oftalmologia, são escadas de ferro, o chão é de borracha preta, os degraus eram mais altos e na parte da frente não tinham nada, por isso tinha de ter mais cuidado com o apoio da canadiana e com os pés das próteses para não ficarem presos quando subia cada degrau, desci e subi apoiado no corrimão e numa canadiana, a descida correu bem, na subida e logo no primeiro degrau, a canadiana escorregou e foi para a frente, ainda me desequilibrei um pouco, nessa altura percebi logo que tinha de ter ainda mais cuidado especialmente com o facto do degrau não ter nada à frente, nos outros degraus já correu tudo normalmente, fomos andando depois para o ginásio, sempre que o piso era a direito ia só com uma canadiana e nas rampas ia com as duas, a última rampa desci aos ziguezagues, acabei o meu treino quando cheguei ao ginásio.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, não tive tantos problemas comas próteses, poucas vezes me magoaram e correu tudo muito bem. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...