Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 30 de março de 2011

Fisioterapia - 79º dia (30- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltei a ter um dia muito positivo e também voltei a arriscar mais um pouco nas minhas aventuras.

O dia nem começou muito bem, quando estava a sair do carro senti logo que a prótese esquerda estava solta, tive de fazer pressão sobre ela para retirar o ar que estava dentro para que ficasse presa (o sistema fixação da minha prótese esquerda é por vácuo), depois de retirar todo o ar pude descer a rampa normalmente, em seguida fui para as barras, estive a treinar um pouco o equilíbrio, ao fim de uns minutos fui com dois amputamos para o pátio, a terapeuta hoje tinha um circuito mais simples, os pinos estavam mais afastados e tínhamos de fazer slowlom entre eles, eu aproveitei para fazer o percurso apenas com uma canadiana e correu bem, entretanto lembrei-me de levantar as duas canadianas e tentar andar assim, na primeira tentativa dei uns 3 ou 4 passos e depois consegui dar 8, estavam outras terapeutas a olhar para mim e ficaram surpreendidas por me verem a andar sem apoios, principalmente ali que o piso é irregular, fui a seguir para o corredor e nessa parte cheguei a dar 18 passos seguidos, fiquei muito contente.

Mais tarde fomos os três para as escadas do Centro de Formação, eu estava entusiasmado com o tempo conseguido ontem mas com receio de não voltar a descer da mesma forma nem conseguir reduzir os meus tempos (ontem demorei 4m04s a descer e 2m54s a subir), fui o primeiro a descer, logo no primeiro degrau demorei muito tempo, não me estava a sentir seguro, a colocação do joelho da prótese esquerda não estava a ser a mais correcta e isso atrasou-me bastante, à medida que fui descendo as coisas foram melhorando apesar de alguns desequilíbrios, ainda assim e depois de tantos erros quando cheguei ao fundo acabei por ficar satisfeito com o meu tempo 4m24s, a subir tive de me desviar uma vez para deixar passar uma senhora e ainda tive de parar no cimo para um dos amputados subir o resto, com essas duas paragens acabei por demorar à volta de 3m20s, depois aproveitei para descansar enquanto os outros amputados faziam o treino deles, a minha segunda tentativa já correu melhor, menos desequilíbrios, fui sempre com um andamento constante, não foi de estranhar a redução no tempo, demorei 3m14s e ainda consigo reduzir mais, a subir dei o máximo que conseguia e voltei a reduzir bastante o meu tempo, demorei apenas 2m20s mas já cheguei ao cimo das escadas muito cansado, o caminho de volta para o ginásio foi feito devagar, a rampa descia na mesma aos ziguezagues, ao chegar ao ginásio não fiz mais nada e acabei ali o meu treino.

Apesar daquele percalço com a prótese esquerda no início do dia, acabou por ser um dia muito positivo, com novos recordes nas escadas e a conseguir andar com as duas canadianas levantadas. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...