Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 15 de março de 2011

Fisioterapia - 70º dia (15- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia muito preenchido, fisioterapia de manhã e exames no hospital durante a tarde, estes exames servem para se analisar o problema vascular do braço esquerdo, um deles era um Raio X e o outro um Engio TAC com contraste.

Esteve um dia estava muito bonito, com sol e sem vento, excelente para treinar, comecei por descer a rampa logo de manhã e em seguida fui para o corredor, estive a andar sem apoios e com melhores resultados que ontem, consegui passar à frente da porta sem tocar no corrimão e comecei a andar assim muito perto da porta, normalmente começo muito atrás para ir ganhando confiança à medida que vou avançando até chegar à porta e conseguir passar à frente dela, fui em seguida até às barras e treinei um pouco o equilíbrio, entretanto a terapeuta disse-me para ir andando para a rampa que ia-mos logo para a rampa.

Subi a rampa normalmente com as duas canadianas e estive a treinar na outra pequena só com uma, fui conseguindo subir sem tocar no corrimão e também consegui descer algumas vezes sem lhe tocar, experimentei em seguida fazer o mesmo na rampa grande, esta rampa é bem mais difícil, mais inclinada e o corrimão está no lado direito, existem umas marcas de tinta amarela no chão (para os carros não pararem lá), essas marcas ainda descem ligeiramente a rampa e servem-me como ponto de referência, não as consegui passar sem tocar no corrimão, desci o resto sempre apoiado a ele, em seguida tentei subir, correu tudo bem, nunca toquei no corrimão e também não me doeram tanto as costas, entretanto a terapeuta chegou ao pé de mim e fomos até às escadas de ferro na enfermaria do Pavilhão de Oftalmologia, hoje ia-mos voltar a cronometrar o meu tempo para ver se tinha melhorado, na sexta-feira demorei 1m58s a descer e 1m38s a subir (tinha-me enganado no outro dia quando disse que tinha demorado apenas 1m28s), hoje a descer demorei 1m38s e a subir demorei 1m27s, dois excelentes tempos que eu ainda os vou conseguir reduzir pelo menos em 10 segundo, ao voltar para trás sempre que era a direito andei só com uma canadiana, tal como tinha feito no caminho para lá, nas rampas subi com as duas, com a terapeuta ao meu lado voltei a tentar descer a outra rampa só com uma canadiana, no início desequilibrei um pouco e voltei-me a agarrar ao corrimão mas larguei-o logo de seguida, acabei por conseguir descer a rampa toda sem voltar a tocar no corrimão, em seguida ee sempre só com uma canadiana fiz o corredor todo do nosso pavilhão, fui até ao fundo e voltei, depois fiz o mesmo mas sem canadianas, a terapeuta dava-me a mão quando tinha de passar à frente das portas e o resto do caminho ia-me apoiando no corrimão quando precisava, correu bem e sempre que a terapeuta me dava a mão eu mal lhe tocava, aquele pequeno toque chegava para me sentir seguro,fomos em seguida para o ginásio, voltei para as barras e a terapeuta foi buscar uma bola, ela passava-me a bola, eu segurava nela com as duas mãos e tinha de dar um passo em frente, só depois é que lha voltava a passar a bola, não era nada fácil mas ainda consegui dar dois ou três passos em condições, os outros todos foram muito maus mas o que importa são os dois ou três passos que foram bons e tenho a certeza que vou voltar a dar muitos mais nas próximas tentativas.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, bastante preenchido e com novas vitórias, principalmente a de descer a rampa grande só com uma canadiana. Os exames que fui fazer à tarde correram bem mas só amanhã na consulta de cirurgia vascular é que vou saber os resultados.Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...