Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 17 de março de 2011

Fisioterapia - 72º dia (17- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia diferente do habitual, fiz outro tipo de treino centrado especialmente no equilíbrio.

Comecei o dia na rampa, descia normalmente, no fundo estava outro amputado e um dos condutores dos transportes do hospital, eles disseram-me que desço a rampa muito mais rápido, que já se nota bastante, fui em seguida para dentro do pavilhão mas hoje não estive a andar sem apoios, o corrimão estava ocupado e fiquei apenas encostado a ele, aproveitei para ir fazendo força na prótese esquerda simulando que estava a dar um passo para frente ou para trás, entretanto o ginásio abriu e fui para as barras, hoje nas barras a terapeuta deu-me uma bola de plástico (das que se enchem com a boca), disse-me para ficar de frente para o espelho e para a ir mandando contra ele, tinha de fazer isso sem estar apoiado em nenhum lado, consegui ficar bastante tempo assim, em seguida tinha de fazer o mesmo mas mandava a bola para a parte de cima do espelho, ia alternando e mais tarde fiz o mesmo mas também para os lados, acabou por correr tudo bem e consegui aguentar muitos minutos sem tocar nas barras, só parei porque já me doíam as costas, como não tenho as pernas a única força de controlar o equilíbrio do corpo é através dos músculos abdominais e lombares, por isso costumo ter bastantes dores na zona lombar quando me esforço mais um bocado.

Mais tarde fui até ao pátio, estive a fazer o circuito dos pinos com as duas canadianas, hoje também estavam alternados, alguns espaços mais estreitos e outros mais largos, em seguida estive a andar só com uma canadiana mas no meio do pátio, a minha intenção era dar uma volta inteira à palmeira que existe lá mas não foi possível porque estava um ramo mais caído, eu tinha de me baixar para passar por lá e só com uma canadiana não consigo, nessa altura optei por ir em frente para o corredor, continuei só com uma canadiana mas só fui até à curva, no resto do caminho até à entrada do ginásio fui com as duas, depois estive a andar junto ao corrimão sem apoios, treinei pouco tempo porque entretanto chegaram mais dois amputados e estivemos os três a treinar as transferências de peso encostados ao corrimão, por último fomos todos para o ginásio porque estava na hora da visita médica e acabei por ali o meu treino.

Foi um dia diferente, não foi possível ir às escadas porque estive bastante tempo a treinar o equilíbrio com a bola e hoje estavam lá muitos amputados, a terapeuta acaba por não ter tempo para todos e por isso eu e outros que estamos mais adiantados preferimos que ela dê mais atenção a quem tem mais dificuldades. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...