Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 4 de março de 2011

Fisioterapia - 64º dia (04- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia da semana, aproveitei por isso para ir a um sitio onde só tinha ido uma vez e nessa altura não fiz quase nada, hoje já fiz tudo.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui para o corredor andar sem apoios, hoje continuei a ter algumas dificuldades relacionadas com o controle dos passos, tenho tendência em ir aumentando o seu tamanho caso não me sinta muito equilibrado, mas por vezes consigo andar melhor, hoje cheguei mesmo a dar 15 passos seguidos sem tocar no corrimão e sem ter apoiado a canadiana no chão, fui de uma ponta à outra do corrimão, ao andar assim sem apoios consigo avançar bem a prótese direita, algo que nem sempre acontece quando ando com uma canadiana.

Fui a seguir para as barras onde estive a treinar a força da prótese esquerda, fui em seguida para o pátio e estive a fazer aquele slowlom entre os pinos, numa primeira vez com as duas canadianas e a seguir apenas com uma na mão direita, quando ia começar com a canadiana na mão esquerda a terapeuta disse-me para ir subindo a rampa e para esperar lá por ela, enquanto esperava por ela fui treinando na pequena rampa do Centro de Formação, voltei a subir e a desce-la só com uma canadiana, hoje cheguei a conseguir descer de frente mas sempre com passos muito pequenos.

Quando a terapeuta chegou ao pé de mim disse-me para descermos a outra rampa que dá acesso ao Pavilhão de Oftalmologia, desci tudo normalmente e quando cheguei ao fundo pediu-me para largar uma das canadianas, comecei por largar a esquerda mas ao fim de alguns metros já estava a começar a sentir um problema no braço esquerdo (tenho um problema vascular nele e já ando a fazer exames para o resolver), nessa altura troquei a canadiana para o braço esquerdo e fiz o corredor todo, o piso daquele corredor é muito liso e sentia a canadiana a deslizar sempre que a carga era menor, isso afectava o tamanho dos passos e a confiança, no fundo do corredor tem umas escadas em pedra mármore polida, já lá tinha ido uma vez e desci os 3 primeiros degraus, hoje desci a escadaria toda, desci pelo lado esquerdo e subi pelo lado direito, ainda são bastantes degraus, dois vãos de escadas de cada lado e cada um deles com cerca de 10 degraus, quando estava a subir o último vão de escadas experimentei subir apoiado apenas no corrimão, tal como tinha feito ontem, mas hoje não consegui, acabei por subi-los com uma canadiana, depois de subir todos os degraus fiz os corredores do Pavilhão de Oftalmologia só com uma canadiana, já correu melhor do que quando ia em direcção às escadas, quando cheguei às rampas agarrei a outra canadiana e subi com as duas, acabei depois o meu treino quando chegamos ao ginásio.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, foi uma boa forma de acabar a semana, semana esta que teve grandes evoluções, principalmente nas escadas e a andar sem apoios. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...