Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 10 de março de 2011

Fisioterapia - 67º dia (10- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

No dia de hoje não consegui fazer um treino muito completo por causa da visita médica, mas ainda deu para conseguir fazer algo impensável até à pouco tempo.

Comecei por descer a rampa e fui para o corredor, estive por lá a andar sempre sem apoios, tive menos dificuldades em dar o primeiro passo e em média fui conseguindo dar entre 4 e 10 passos sem me apoiar, umas vezes a avançar bem as duas próteses e outras em que só avançava bem a esquerda, nessas vezes a direita ficava ao lado da esquerda. Depois do ginásio abrir fui até às barras e estive por lá um pouco, vim em seguida para o corredor, nesta segunda vez as coisas estavam a correr ainda melhor, os passos estavas a sair muito bem e a maioria eram idênticos, estava a correr tudo tão bem que decidi arriscar um pouco, numa das vezes quando cheguei ao fundo do corrimão não parei para dar a volta, segui em frente e passei à frente da porta sem lhe tocar e sem pousar a canadiana no chão, ainda consegui fazer o mesmo outra vez, estou a chegar a um ponto por onde passei quando comecei a andar só com uma canadiana e isso deixa-me muito satisfeito.

A seguir fui até à porta do ginásio no lado do pátio, estive a treinar naquele degrau durante algum tempo, sempre a descer de frente e a subir de frente com as duas canadianas, entretanto a terapeuta disse-me para ir andando para a rampa que depois escolhia-mos as escadas para onde iria, nesta altura já me doíam as costas, andar sem apoios esforça muito mais as costas e nestes últimos tempos tenho abusado um pouco, ao subir as rampa sentia bastante o desconforto das dores e do cansaço nas zona lombar e por isso não voltei a tentar subir nem descer só com uma canadiana, acabei por subir e descer a rampa cerca de 3 vezes sempre com duas canadianas e no cimo da rampa estive a treinar um pouco com a prótese esquerda, para a fortalecer e aumentar o impulso que tenho de dar para subir os degraus, estive por ali bastante tempo a treinar e como a terapeuta ainda não tinha conseguido ir ter comigo acabei por voltar para o ginásio, nessa altura estavam também a chegar os médicos para a visita médica e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu treino, embora não tenho ido às escadas nem tenha treinado nos pinos acabou por ser um dia positivo, consegui evoluir ainda mais ao andar sem apoios e pela primeira vez passei à frente da porta. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...