Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 3 de março de 2011

Fisioterapia - 63º dia (03- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia mais descansado que o de ontem, mas continuei a fazer as aventuras de ontem e experimentei outra nova nas escadas altas do ginásio.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui até ao corredor, estive a andar sempre sem apoios, apesar da mão junto à parede ir muito perto do corrimão e da outra mais afastada ter sempre a canadiana, mas esta estava sempre levantada, consegui dar vários passos seguidos, ao andar desta forma consigo avançar mais a prótese direita e dou passos normais, no entanto tenho tendência em ir aumentando o tamanho deles, depois torna-se muito difícil reduzi-los, ainda assim já vou tendo mais estabilidade.

Quando o ginásio abriu fui até às barras, hoje estive lá pouco tempo porque a terapeuta precisava de meter lá o Anderson, eu fui depois para o pátio fazer o percurso dos pinos, eles estavam muito juntos, a intenção era passarmos de lado, mas na primeira vez passei de frente, tive de fazer curvas mais acentuadas para conseguir passar de frente, só toquei num dos pinos com uma das próteses, nos outros espaços passei sempre sem tocar, fiz em seguida o mesmo percurso mas de lado, desta vez nunca toquei neles, os percursos foram feitos sempre com as duas canadianas porque os pinos estavam muito juntos.

Ao fim de algum tempo a terapeuta foi com uma Sra amputada para as escadas do ginásio, ela tem muito receio das escadas por isso foi para aquelas que são mais simples, eu aproveitei também para subir as mais pequenas só com as canadianas, sempre sem tocar com elas nos corrimões e com o joelho esquerdo flectido, para subir tinha de fazer força na prótese e só depois é que o joelho esticava e trancava, não me senti muito seguro a subi-las mas consegui subir todos os degraus, entretanto a terapeuta saiu de lá e eu aproveitei para inventar mais um pouco, desci as escadas mais altas agarrado aos corrimões, mas subi-as apenas agarrado ao do lado direito, nem tinha as canadianas comigo, subi sempre com a prótese esquerda dobrada (como fazemos com as nossas pernas), tinha de fazer a força quase toda na prótese porque se fizesse força a mais no corrimão acabava por rodar o corpo e desequilibrar-me, só foi possível subir desta forma porque tenho trabalhado bastante o reforço da força da prótese esquerda, a seguir desci as escadas pequenas de frente e só com as canadianas, como a base de apoio era mais pequena (as canadianas ficavam mais próximas dos pés) que no pequeno degrau do ginásio para o pátio, acabei por ter algum receio, principalmente no primeiro, mas acabou por correu tudo bem.

Fui em seguida para a porta do Centro de Formação, era para ir às outras escadas mas acabei por não ir, uma vez que a terapeuta tinha mais trabalho no ginásio e também era dia de visita médica, por isso acabou por não ter tempo para ir comigo às escadas, de qualquer forma aproveitei para treinar na pequena rampa do Centro de Formação, estive a subir e a descer só com uma canadiana, por enquanto ainda desço muito de lado, mas acredito que vou conseguir descer de frente, pois numa das tentativas fui conseguindo endireitar mais o corpo e percebi que também me dá estabilidade descer assim, ao fim de algum tempo voltei para o ginásio e a seguir foi a visita médica, já não tive tempo para mais nada e acabou por ali o meu dia de fisioterapia.

Foi assim o meu dia, não consegui ir às escadas do Centro de Formação mas fiquei satisfeito com o trabalho que fiz hoje, principalmente com aquela subida dos 3 degraus do ginásio apoiado apenas no corrimão. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...