Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 24 de março de 2011

Fisioterapia - 75º dia (24- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Depois de dois dias em que me limitei a fazer treino físico porque não tinhas as próteses (estavam na casa ortopédica a fazer alguns ajustes), hoje já voltei a treinar com elas, notei bastante as diferenças e por isso hoje fiz um treino de adaptação, mas ainda tive tempo para arriscar a fazer algo novo.

Quando cheguei ao hospital e comecei a descer a rampa notei logo algumas diferenças, diferenças essas relacionadas com o enchimento da prótese direita, não me estava a permitir movimentar a prótese da mesma forma, ficava sempre um pouco mais recuada que o habitual mas mesmo assim a descida foi tranquila, dirigi-me depois para o ginásio, já estava aberto e fui logo para as barras, nelas também deu para notar muito bem os ajustes que foram feitos, principalmente na altura, já não tenho problemas em me equilibrar estando direito e também já é mais fácil dar o primeiro passo sem apoios.

Em seguida fui até ao pátio, a terapeuta tinha preparado um circuito muito complicado, era uma curva muito acentuada e os pinos estavam muito juntos, apenas cabiam os pés das próteses, nem dava para andar de frente, o objectivo da terapeuta era obrigar-nos a andar de lado, fazer a curva e não tocar nos pinos, logo no início bati nos primeiros dois pinos, um à frente e outro atrás mas depois disso não voltei a tocar em nenhum, fiz todo o percurso e voltei para trás, foi mais fácil para o lado direito do que para o esquerdo por causa da altura das próteses, a esquerda é ligeiramente mais alta para me ajudar a avançar a prótese direita quando ando de frente, para andar para o lado dificulta um pouco mas nada de especial. No fim do percurso fui para o degrau na entrada para o ginásio, um dos médicos esteve sempre comigo e fomos falando sobre várias situações, sobre o meu caso e outros, também falamos sobre outros tipos de joelho que existem, enquanto ia-mos falando eu ia subindo e descendo o degrau, no início ainda senti alguma dificuldade por causa do enchimento da prótese direita mas aos poucos foi passando, em seguida experimentei descer o degrau de outra forma, como se estivesse a descer de frente mas indo na diagonal para o lado esquerdo, nunca tinha tentado, na primeira tentativa não consegui, tive receio de avançar e acabei por rodar o corpo para descer de frente, depois voltei a tentar e consegui, nas primeiras vezes o médico estava bastante atento para me dar um auxilio caso fosse necessário, nunca chegou a ser e acabei por descer várias vezes dessa forma.

Por último foi a visita médica, continua a correr tudo bem na minha reabilitação, as próteses agora já não magoam e também já foi feito o enchimento da prótese direita até ao joelho, a única coisa que neste momento ainda estou à espera é de saber o que vai ser feito ao braço(ombro) esquerdo por causa do problema vascular, só irei saber no dia 6 de Abril, com o fim da visita médica acabou também o meu dia de fisioterapia. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...