Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 25 de março de 2011

Fisioterapia - 76º dia (25- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje terminou mais uma semana de fisioterapia, treinei menos dois dias com as próteses porque as levei à casa ortopédica para fazer uns ajustes, no entanto esse facto não me impediu de voltar a bater os meus recordes nas escadas, tanto a subir como a descer.

Comecei o meu dia a descer a rampa, ainda sinto algumas diferenças por causa do enchimento na prótese direita mas já me senti um pouco melhor, fui depois para o ginásio, estive nas barras a treinar o equilíbrio e também andei um pouco sem apoios, em seguida fui para o pátio, a terapeuta estava lá com outros dois amputados, estavam a fazer um percurso semelhante ao de ontem, no entanto, não era tão estreito e as curvas não eram tão acentuadas, ela disse-me para experimentar fazer aquele percurso de lado e apenas com uma canadiana, eu tentei e não consegui, não me sinto nada seguro a andar de lado apenas com uma canadiana, dá sempre a sensação de que o joelho esquerdo vai destrancar e eu depois caia para a frente, acabei por fazer o percurso com as duas canadianas, com elas bastante encostadas ao corpo,o que dificultava muito mais mas a minha postura era muito correcta, apesar das dificuldades acabei por conseguir, depois andei um pouco no pátio só com uma canadiana e fui em direcção ao corredor do outro lado do ginásio para andar sem apoios, as diferenças nos ajustes das próteses notam-se muito bem, voltei a conseguir dar bastantes passos e a passar à frente da porte sem problemas, fiquei por ali alguns minutos.

Mais tarde fui com os outros dois amputados e a terapeuta para as escadas onde tenho andado a treinar, fui sempre com as duas canadianas e pelo caminho experimentei avançar as duas ao mesmo tempo, estando elas mais encostadas ao corpo, desta forma consigo manter as costas mais direitas, já nas escadas eu fui o primeiro a descer, recordei os meus tempos com a terapeuta (1m11s a descer e 1m01s a subir) e comecei a descer, na primeira tentativa demorei 1m15s a descer e 1m07s a subir, na segunda tentativa demorei apenas 1m07s a descer e tive duas falhas pelo caminho, a subir demorei apenas 56s, finalmente consegui baixar de um minuto e ainda consigo ser mais rápido, enquanto descansava os outros amputados foram às escadas, um de cada vez e depois voltamos todos para o ginásio.

Por último e depois de descansar alguns minutos (mas sempre em pé), voltei para o corredor e voltei a andar sem apoios, novamente com boas séries de passos seguidos sem apoios, também voltei a passar várias vezes à frente da porta e acabei por ali o meu treino.

Foi uma semana diferente, dois dias sem as próteses em que aproveitei para treinar muito a parte física, nos outros dias com as próteses voltei ao meu treino normal e com bons resultados. Muito obrigado a todos e bom fim-de-semana.

Norberto Mourão

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom fim-de-semana, Garoto!

Atena

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...