Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 21 de março de 2011

Fisioterapia - 74º dia (21- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou mais uma semana de fisioterapia, o tempo está excelente e depois do descanso do fim de semana até estava com mais vontade para treinar, a vontade era tanta que até consegui bater novos recordes nas escadas.

Comecei por descer a rampa sem qualquer dificuldade e fui até ao corredor para andar sem apoios, hoje deu para perceber que já existe uma grande diferença de altura entre a prótese do lado esquerdo e a do lado direito, isto porque antes de começarem com a construção das próteses nunca houve a possibilidade de reduzir o volume do lado direito, como é uma desarticulação não há mesmo forma de usar uma ligadura elástica naquela zona, agora com a prótese o volume reduziu bastante, à cerca de 2 semanas cortaram um pouco no lado de dentro da prótese direita porque me estava a magoar, já se notava que tinha reduzido bastante o volume lateral do coto, agora acontece o mesmo mas na parte de baixo do coto, entre as duas próteses já há uma diferença superior a 1cm, até já tenho dificuldades em estar parado sem apoios, com as próteses assim também não tem sido fácil andar sem apoios, dou poucos passos e acabo por compensar a diferença na altura das próteses com o corpo, ficando com uma postura muito errada.

Quando o ginásio abriu fui para as barras e treinei um pouco o equilíbrio, só me sentia realmente equilibrado estando com um pé da prótese esquerda fora das barras, ou seja, cerca de 1 ou 2 centímetros mais baixo, acabei por ficar ali pouco tempo e fui a seguir para o pátio, estive a andar um pouco por lá e treinei também no pequeno degraus da entrada para o ginásio, também estive pouco tempo a treinar ali porque a seguir foi a visita médica.

No fim da visita médica a terapeuta disse-me para subir a rampa e esperar lá por ela, ia-mos até às escadas, enquanto esperava pela terapeuta só desci a rampa uma vez e voltei a subir já com ela ao pé de mim, fui sempre com as duas canadianas, mesmo quando o piso era a direito. Nas escadas aquele problema da altura das próteses até dá muito jeito, assim não tenho tantas dificuldades em avançar a prótese direita, por isso estava confiante para tentar bater o meu record, na última vez tinha demorado 1m17s a descer e 1m06s a subir, hoje tentei duas vezes, na primeira demorei 1m17s a descer e 1m07s a subir, já na segunda tentativa demorei 1m11s a descer e 1m01s a subir, consegui reduzir os dois tempos e sei que consigo ser ainda mais rápido se corrigir pequenas falhas pelo meio, quando cheguei ao cimo das escadas estava a suar muito, já estavam a cair bastantes pingos de suor mas estava muito satisfeito, voltamos depois para o ginásio, na primeira parte plana andei só com uma canadiana, nas rampas com as duas e fiz o resto do caminho também com as duas, já estava muito cansado e o meu treino acabou por ali.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, consegui bater o meu record nas escadas apesar dos problemas com as próteses, de tarde fui leva-las à casa ortopédica e amanhã tenho de ir sem elas para a fisioterapia, de qualquer forma irei na mesma e vou aproveitar para fazer outros exercícios. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...