Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 18 de março de 2011

Fisioterapia - 73º dia (18- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia semelhante ao de ontem, continuei a fazer treino de equilíbrio durante muito tempo e voltei a conseguir bater o meu record de passos a andar sem apoios.

Cheguei cedo ao hospital, desci a rampa e fui para o corrimão andar sem apoios, no início não estava correr muito bem, aos poucos fui conseguindo dar mais alguns passos sem apoios e consegui passar à frente da porta sem lhe tocar, a seguir fui para as barras, a terapeuta foi buscar a bola e voltei a fazer grande parte do meu treino ali nas barras, sempre a treinar o equilíbrio, hoje para além de fazer os mesmos exercícios de ontem comecei também a rodar a bola à volta do corpo antes de a enviar para a parede, já no fim e para descomprimir um pouco comecei a tentar equilibrar a bola em cima da cabeça, é claro que não é fácil, se já é difícil equilibrar-me sozinho então equilibrar também a bola é muito complicado mas assim acabo por me concentrar em duas coisas ao mesmo tempo, no meu equilíbrio e no da bola, acabou por ser uma brincadeira interessante que acabou quando a bola caiu para o chão.

Mais tarde fui até ao pátio, a terapeuta tinha preparado eu circuito maior, com pinos e bolas, os pinos tínhamos de os ir contornando alternadamente pela direita e pela esquerda, nas bolas tínhamos de dar uma volta completa e seguir em frente, na primeira parte do percurso sempre que chegava a uma bola dava a volta para o lado direito, ao voltar para trás dei as voltas para o lado esquerdo, sempre com as duas canadianas, quando acabei este percurso fui para o degrau da entrada do ginásio e estive por lá a treinar durante bastante tempo, a subir e a descer de frente com as duas canadianas, por último fui para o corredor e estive a andar sem apoios, nesta segunda vez com resultados muito melhores, numa das vezes até consegui dar 19 passos seguidos sem tocar no corrimão, nunca tinha dado tantos passos seguidos, nessa vez também passei à frente da porta, nesta semana ainda não tinha conseguido andar tanto e tão bem sem apoios, tenho sentido algumas dificuldades desde que se ajustou a prótese, embora ela antes me estivesse a magoar acabava por fazer algum apoio ao encostar na outra e isso dava-me estabilidade, agora isso já não acontece e tem sido mais difícil, principalmente ao avançar a prótese direita, não tenho conseguido avançar tanto, estive depois a falar com a terapeuta e a dizer-lhe o que tinha feito e acabei por ali o meu treino.

Voltei a não conseguir ir às escadas, entraram amputados novos que precisam de muito mais atenção, eu acabo por fazer o meu treino sozinho, só tenho pena de não poder ir às escadas sozinho mas compreendo o lado da terapeuta, se cair é mau para mim e para ela porque não está ao pé de mim. Bom fim de semana a todos, muito obrigado.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...