Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 11 de março de 2011

Fisioterapia - 68º dia (11- 03 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia desta semana, também foi o regresso da chuva mas desta vez não alterou em nada o meu treino, hoje também quase que caía mas felizmente até agora foram só ameaças.

Comecei por descer a rampa e fui andar sem apoios para o corredor, estive lá até ao ginásio abrir e em seguida voltei logo para lá, fiz por ali grande parte do meu treino no corredor, andei sempre sem apoios e fui conseguindo fazer boas séries de passos seguidos, também passei várias vezes à frente da porta mas ela estava sempre no meu lado esquerdo, quando ela está no meu lado direito ainda não me sinto confiante para a passar, o que é estranho porque quando tenho o corrimão do lado direito na maioria das vezes consigo andar melhor.

Mais tarde a terapeuta disse-me para ir subindo a rampa para em seguida ir-mos às escadas, fomos para as de ferro na enfermaria do Pavilhão de Oftalmologia. Ao ir para lá voltei a tentar subir a rampa só com uma canadiana, a terapeuta estava comigo nessa altura e foi-me a acompanhar, não a consegui subir toda sem tocar no corrimão, tive de me agarrar 3 vezes mas aos poucos vou-me sentido mais seguro. Quando chegamos às escadas a terapeuta disse que ia ver quanto tempo eu demorava para as descer e depois para as subir, sempre com uma canadiana numa mão e a outra mão no corrimão, no primeiro degrau acabei por descer de uma forma muito brusca mas sem desequilíbrios, os outros já correram melhor, a descida acabou por não ser muito rápida, ainda assim demorei menos de 2 minutos, penso que foi 1m52s mas não sei ao certo, para subir já fui mais rápido, ainda assim no início do segundo vão de escadas coloquei mal a prótese esquerda e distribuí mal o peso, como consequência quase fui ao chão mas a terapeuta segurou-me e o joelho da prótese direita travou de imediato, por isso mesmo que estivesse sozinho não caía, o resto da subida correu bem e apesar deste percalço demorei 1m28s, estes dois tempos vão ter de ser batidos em mais de 10 segundos cada, tenho capacidade para isso, depois de subir as escadas fui até às rampas apenas com uma canadiana e ainda experimentei subir assim uma delas, essa rampa não tem corrimão, fui sempre junto à parede mas só subi cerca de metade dela e apoiei-me muitas vezes na parede, o resto do caminho foi feito com as duas e desci a outra aos ziguezagues, por último, ao chegar ao nosso pavilhão larguei as duas canadianas e fui apoiado na mão da terapeuta, fizemos o corredor todo e voltamos para trás, ainda tentei andar um pouco sem apoios e passar à frente da porta do nosso ginásio para a terapeuta ver mas não consegui, acabei depois por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, no geral correu muito bem, a prótese magoou-me menos e durante a parte da tarde levei-a ao técnico para fazer o ajuste que era necessário, já não me magoa nada o que é muito bom e me vai deixar treinar ainda melhor. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...