Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 60º dia (28- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou uma nova semana, nesta semana vou continuar a trabalhar muito para conseguir evoluir em todas as situações e já consegui evoluir mais um pouco.

Logo de manhã desci a rampa sem problemas e fui até ao corredor para andar só com uma canadiana enquanto o ginásio não abria, tanto para o lado direito como para o lado esquerdo consegui andar bem, muitas das vezes sem fazer nenhum dos erros que normalmente faço, estava a conseguir andar bem, os passos estavam certos, a posição da canadiana também e não estava a afastar muito as próteses, consegui perceber que sempre que afasto mais a próteses tenho tendência em rodar mais o corpo e não consigo avançar tanto a prótese direita, por isso vai ser por aí o caminho que vou seguir para corrigir todos os erros. Quando o ginásio abriu fui para as barras, treinei a força de elevação da prótese esquerda e estive a andar um pouco sem apoios, mas sem grande sucesso, fiquei por ali até ao fim da visita médica.

No fim da visita médica fui para o corredor, estive a andar com as duas canadianas, a terapeuta tinha colocado uns pinos pelo chão para nós os contornar-mos, eu fiz aquele pequeno circuito 3 vezes, curiosamente até tinha de esperar que os outros amputados andassem, o que quer dizer que já vou andando melhor eu com as duas próteses do que eles só com uma, também é certo que sou mais novo que todos eles, mas também não me poupo ao trabalho e se não me mandarem fazer nada sou eu próprio a procurar alguma coisa para fazer, estou ali para aprender e para dar o meu máximo, é a minha vida e a minha comodidade que estão em jogo. A seguir fui até ao pátio, mas fui sempre com as duas canadianas, estavam-me a doer as costas, tinha estado a tentar endireitar as costas encostado à parede e devo ter exagerado no esforço, no pátio apenas me sentei no banco e por ali fiquei cerca de 5 minutos, até à terapeuta me dizer para ir andando para o Centro de Formação.

Ao ir para o Centro de Formação tive de subir a rampa, não tive problemas nenhuns em subi-la, entretanto a terapeuta chegou lá e fomos paras as escadas, as mesmas que tinha estado a descer e a subir na sexta-feira, hoje consegui descer mais rapidamente, não me estava a desequilibrar, o joelho da prótese esquerda estava a ficar bem posicionado e conseguia chegar bem com a prótese direita ao chão do degrau de baixo, quando cheguei ao fundo ainda não estava cansado, depois para subir experimentei inverter uma das coisas que fazia, passei a colocar a prótese no degrau de cima antes de meter a canadiana, isso dava-me mais equilíbrio e não corria o risco de pisar a canadiana, era apenas um pequeno pormenor mas já me deu mais confiança, subi o primeiro vão de escadas sem problemas, no segundo não estava a colocar tão bem a prótese esquerda e sempre que apoiava a direita no mesmo degraus da esquerda, o joelho dela destrancava, isso aconteceu em 3 ou 4 degraus, foi enquanto não consegui perceber o que estava a acontecer, mas depois tudo voltou ao normal. No cimo das escadas larguei uma das canadiana e fui até ao cimo da rampa apenas com uma, correu bem, mesmo a passar nas duas portas do centro de formação, desci a seguir a rampa com as duas canadianas e aos ziguezagues, até agora tinha tido sempre dificuldades quando a prótese esquerda estava mais em baixo, a prótese direita acabava por ficar sempre para trás, no entanto hoje tudo correu bem, já avancei bem a prótese direita e dei passos mais naturais até ao fundo da rampa, por último fui até ao ginásio só com uma canadiana, fiz o corredor todo, virei à esquerda para passar pela porta do ginásio e passei pelo meio dos outros amputados, sempre devagar mas sem desequilíbrios, acabei depois por ali o meu treino.

Foi assim o meu primeiro dia de fisioterapia desta semana e foi bastante positivo. Quero agradecer a todos por continuarem a seguir a minha evolução e deixar um agradecimento especial a todos os que têm deixado comentários no blog, leio todos e alguns são mesmo muito marcantes como aconteceu no último comentário que me deixaram, é pena estar anónimo, dizia assim:" "Eu caminho devagar, mas nunca caminho para trás" Abraham Lincoln", é uma realidade, muito obrigado.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...