Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 46º dia (07- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou uma nova semana e foi o primeiro dia da fisioterapeuta Carla, desejo-lhe muita sorte e que continue o excelente trabalho que tem sido feito até agora, para o primeiro dia já foi excelente e todos nós gostamos bastante.

Iniciei o meu treino a descer a rampa, fui depois para as barras onde estive a andar sem apoios, consegui andar bastante bem, dar passos mais certos e muito menos desequilibrado, também me custou menos a dar o primeiro passo, foi uma excelente forma de começar o dia, logo a aumentar a confiança.

Com a confiança já em alta fui andar para o corredor só com uma canadiana, correu mesmo muito bem, tanto com a canadiana na mão esquerda como depois com a canadiana na mão direita, consegui passar à frente de todas as portas e também consegui fazer a curva e nunca precisei de colocar a mão no corrimão para me apoiar, andei assim durante algum tempo e percorri todo o corredor, desde a parte do WC até ao outro lado onde é a entrada para o pátio, já é uma distância bastante razoável para andar só com uma canadiana.

Nas escadas também correu tudo muito bem, tive a companhia do outro Sr. que anda sempre comigo e também da terapeuta, subi tudo normalmente e apenas me apoiei no último degrau, embora não necessite faço-o sempre apenas por uma questão de segurança, na descida correu tudo muito bem, fui falando com a terapeuta e explicando o porquê de descer daquela forma, é a única forma de descer mantendo a segurança e não correndo o risco de me desequilibrar para a frente, descendo assim também não preciso de outros apoios sem serem os das canadianas, a descida correu toda muito bem e nunca precisei de me apoiar no corrimão.

Fui depois até às rampas, fui sozinho porque o outro Sr. foi fazer um treino específico com a terapeuta, na primeira rampa consegui subir com as pernas muito menos afastadas, apercebi-me que tendo as pernas mais juntas tenho de fazer outro tipo de movimento com a prótese direita e consigo sentir outro tipo de apoio na parte da frente do coto conseguindo desta forma colocar com mais precisão o pé da prótese no sitio pretendido, no entanto também me deixa um pouco mais inseguro com receio que o joelho destranque. Nas descidas correu tudo muito bem e fui um pouco mais rápido, em seguida fiz o caminho inverso, na parte menos inclinada já não consegui manter as próteses tão juntas como na primeira subida, mas correu tudo muito bem, a última descida também foi muito boa, fui depois até ao ginásio e acabei ali o meu dia de fisioterapia.

Foi um dia excelente em que tudo correu muito bem e me fez aumentar a confiança, já consigo também andar só com uma canadiana pelo meio do corredor, no entanto tenho de ter a outra canadiana na outra mão, mas ando com ela levantada e sem tocar no chão. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...